sábado, 16 de junho de 2012

PSICOSSOMÁTICA E TERAPIA FLORAL


Entendendo a Origem das Doenças e como Previni-las
O que vem a ser psicossomática?
A palavra psicossomática tem origem grega e significa: psyche = alma, soma = corpo. A alma do corpo, não existe corpo sem alma e não existe alma sem corpo.
É a compreensão do homem como um ser único onde mente e corpo são indivisíveis. Este termo foi utilizado na literatura médica pela primeira vez em 1922.
A visão de corpo e mente interligados remonta há 4500 anos atrás. O Imperador Amarelo da China compreendia que a mente e o corpo são elementos inter-relacionados.
Cinco séculos antes de Cristo, Hipócrates postulou que para ocorrer à cura seria necessário o conhecimento da totalidade das coisas. Já no século XVI, Martin Lutero declarou que pensamentos soturnos acarretavam males físicos e que quando a alma está oprimida, o mesmo ocorre com o corpo. Durante o século XIX o médico francês Pierre Cabanis expôs o conceito segundo o qual paixões fortes resultariam em conseqüências patológicas sobre o corpo. Começa a compreensão do papel das emoções no desenvolvimento das doenças.
Cada emoção a que o homem é submetido inclusive às reações causadas por filmes, é uma acontecimento físico, que reflete alterando o equilíbrio endócrino e conseqüente o fluxo sangüíneo, a pressão, respiração, a temperatura da pele e o processo digestivo. A psique é capaz de desencadear uma secreção excessiva dos hormônios, sofrendo alterações na química corpórea e produzindo processo patológico – doença.
Muitas fontes de tensão têm origem externa e todas as doenças são de origem psicossomática, pois não existe uma divisão entre doença emocional e doença física, todas representam um homem que está doente. Não é só o coração ou o pulmão que fica doente, o homem fica doente como um todo. Então se a emoção faz parte do corpo e a doença é sua representação no corpo, entendemos que o homem é um ser psicossomático onde corpo e mente fazem parte de um todo e não adoecem sozinhos e sim em conjunto.
O conceito de saúde e doença é singular, refere-se a um estado do indivíduo e não ao órgão ou partes do corpo como hoje é abordado. Toda doença possui um significado e compreendê-lo é que faz a diferença no processo de cura. De modo análogo a doença oferece tanto um desafio como a oportunidade de descobrir e entender o problema latente, enquanto isso não ocorrer o desafio continuará a existir tornando-se um problema ou doença crônica, pois quanto maior a resistência em entender a questão que leva a doença maior será a doença, pois a consciência apresenta informações que se manifestam no corpo e o corpo expressa a informação da consciência na forma de doenças. Tornando imprescindível a compreensão da simbologia da doença.
Um pequeno exemplo desta simbologia pode ser visto abaixo:
ASMA: Sentimento contido, choro reprimido.
BRONQUITE: Ambiente familiar inflamado. Gritos, discussões.
CÂNCER: Mágoa profunda, tristezas mantidas por muito tempo.
COLESTEROL: Medo de aceitar a alegria.
DIABETES: Tristeza profunda.
DOR DE CABEÇA: Autocrítica, falta de autovalorização.
ENXAQUECA: Medos sexuais. Raiva reprimida. Pessoa perfeccionista.
GASTRITE: Incerteza profunda. Sensação de condenação.
INSÔNIA: Medo, culpa.
LABIRINTITE: Medo de não estar no controle.
NÓDULOS: Ressentimento, frustração. Ego ferido.
PRESSÃO ALTA: Problema emocional duradouro não resolvido.
QUISTOS: Alimentar mágoa. Falsa evolução.
RESFRIADOS: Confusão mental, desordem, mágoas.
RINITE ALÉRGICA: Congestão emocional. Culpa, crença em perseguição.
SINUSITE: Irritação com pessoa próxima.
ÚLCERAS: Medo. Crença de não ser bom o bastante.
VARIZES: Desencorajamento. Sentir-se sobrecarregado.

No intuito de solucionar essas questões surgiu a terapia floral.
A terapia floral nasceu na década de 30 pelas mãos de um médico que se encontrava insatisfeito com a medicina ortodoxa e seus métodos de cura, que se ocupavam dos efeitos da doença e não das causas. Na visão de Bach, o que causava as desordens físicas nas pessoas não eram as doenças e sim a condição psicológica. A doença tem origem nas emoções e que os sentimentos reprimidos emergem primeiro como conflitos mentais e depois como doença física. Ele diagnosticou que as doenças reais e básicas do homem advêm de certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade, a ambição. Tais defeitos é que constituem a verdadeira doença, e a continuidade desses defeitos é que ocasiona a doença.  Em 1930 descobriu que possuía sensibilidade que lhe permitia sentir as energias transmitidas pelas flores apenas colocando na boca as gotas que o orvalho deixava sobre elas, ao mesmo tempo constatou que algumas flores eram capazes de provocar sentimentos negativos e outras tinham a propriedade de anulá-los.
Entre 1930 e 1934 Bach identificou 38 essências tanto nas flores silvestres, nas árvores do campo quanto numa nascente e escreveu os fundamentos dos remédios florais como um método simples e natural de cura que atua sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional e promovendo a recuperação do padrão de saúde. As essências florais são extratos líquidos naturais que não utilizam o material físico da planta e sim a energia que se encontra dentro da flor, trazendo em seu conteúdo o registro do padrão de uma ou mais manifestações da consciência originária da natureza que em ressonância com o campo da consciência do homem age como catalisador ativando processos de transformação, despertando talentos e potenciais.
Trazendo do inconsciente para o consciente o material recalcado ou reprimido, permite a conscientização dos mecanismos utilizados no decorrer da vida e equilíbrio emocional para que o homem possa realizar escolhas saudáveis e ser o responsável por elas. Equilibra as emoções operando em nível vibratório sutil harmonizando o homem no meio e ajudando no tratamento do mal físico trazendo consciência do mundo interior e exterior e equilibrando-os.
Transformando o paradigma comportamental irá libertar os fardos do passado, as idéias obsoletas, os pré-conceitos inúteis, os obstáculos criados pelo próprio homem, seus medos, angústias, dúvidas, hesitações e ansiedades, promovendo a cura e um novo padrão de saúde.
Conclui-se que a doença e a saúde é um conceito que se refere a um estado do homem. O corpo nunca está só doente ou saudável, nele são expressas as informações da consciência. Quando o corpo adoece isso ocorre no nível da consciência e é mostrado no corpo, que é a concretização da consciência. Então quando a consciência se desequilibra o fato torna-se visível na forma de sintomas corporais que informa que algo está faltando na consciência.  Nesse caso, a terapia floral irá trabalhar essa consciência no intuito de trazer o equilíbrio para o corpo.
Carmen Souza
Psicanalista e Terapeuta Floral
Tel. 9971-5928
carmensouza@wnt.com.br 


fonte: ganesha.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário