sábado, 16 de junho de 2012

MISTÉRIOS DA VIDA


Enquanto na infância e na juventude as doenças têm caráter agudo e inflamatório, na segunda metade da vida prevalecem as doenças crônicas de deposição, nas quais o organismo tem dificuldade de autodepuração. A partir dos 25/30 anos, o organismo necessita de estímulos para uma autodepuração (desintoxicação), a fim de evitar que os excessos da vida, como uma alimentação inadequada (em quantidade e qualidade), o stress e o sedentarismo promovem a deposição de substâncias no organismo, favorecendo as doenças crônicas, degenerativas, processos de envelhecimento precoce entre outras.
É importante salientar que é no inverno que se praticam os excessos na alimentação. Nessa época, portanto, devem ser evitados gorduras, massas, doces, bebidas alcoólicas, refrigerantes, leite e chocolate: e devem ser consumidos mais legumes, verduras, frutas, cereais, iogurtes e coalhadas. O final de inverno é a época mais favorável para fazer uma desintoxicação.
No processo de desintoxicação deve-se beber bastante líquido (água mineral e chás) para auxiliar a eliminação dos resíduos do metabolismo.
Os chás têm um papel muito importante porque, além do líquido, contem substâncias extraídas das plantas medicinais com propriedades especificas.  Nesse caso são estimulantes dos principais órgãos de desintoxicação (fígado, rins e intestinos) através dos quais é feita a eliminação dos resíduos. Quando esses órgãos estão congestionados, não conseguindo desempenhar o seu papel, a pele assume essa função, fazendo surgir erupções localizadas ou sistêmicas. O processo de desintoxicação também favorece o emagrecimento.

Reprodução permitida desde que citada à fonte: www.omelhordanatureza.com.br / orlando@omelhordanatureza.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário