terça-feira, 5 de junho de 2012

ORIGEM DA ARTETERAPIA


A arte expressa o momento e o contexto do homem através do tempo e da sua história. Possui linguagens próprias e nos fala através de suas produções.
Em outras palavras : arte é a liberação energética do ser humano através de suas expressões artísticas.

Alguns precursores : O médico alemão Johann Christian Reil no início do século XIX, utilizou recursos artísticos (desenhos, sons, textos) de forma terapêutica com finalidade de cura psiquiátrica.

A ARTE E A PSIQUIATRIA

FREUD no início do século XX, estudou as obras, produções e biografia de Leonardo da Vinci (1910), revelando assim, seus conflitos com o mundo interior, através de suas produções artísticas.

CARL JUNG usou a produção artística em terapia de forma criativa e integradora da personalidade, conectando os mundos internos e externos do indivíduo, através de sua simbologia. Abordou imagens do inconsciente pessoal e símbolos do inconsciente coletivo.

Nos movimentos artísticos, o Surrealismo e o Expressionismo buscaram na arte a representação do inconsciente.

O artista Munch Nolde revelou em suas obras a manifestação dos sentimentos. Kandinsky também externou em sua produção o resultado de uma verdade interior.

As demonstrações artísticas caminham entre o indivíduo e suas formas terapêuticas nos tratamentos psicológicos, psiquiátricos e preventivos para uma melhor qualidade de vida.

Margaret Naumburg nos Estados Unidos, em 1941, desenvolveu um trabalho de Arteterapia num hospital psiquiátrico, denominado de Arteterapia de Orientação Dinâmica.

NO BRASIL, DESTACAM-SE :

Osório César, psiquiatra - desenvolveu suas práticas e pesquisas no Hospital do Juqueri em São Paulo. Neste local, foi inaugurada oficialmente, a Oficina de Pintura em 1923 e a Escola Livre de Artes Plásticas em 1949.
Nilse da Silveira, psiquiatra junguiana, fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente no Rio de Janeiro.
Na década de 1960, as práticas realizadas no Brasil de Arteterapia, têm início com a vinda de Hanna Kwiatkowska.

Podemos dizer que hoje a Arteterapia é reconhecida no Brasil. É aplicada e orientada através de profissionais especializados nas áreas da saúde e da educação. Seu estudo se amplia com cursos de Pós Graduação em Arteterapia, que fundamentam e norteiam a formação e especialização dos profissionais envolvidos.


postado por : integracaoholistica.blogspot.com
fonte : Revista Bem  Estar Com Arteterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário