segunda-feira, 6 de junho de 2011


RESISTÊNCIA



Há em nós também  um modo de usar esses mecanismos  de defesa e de inconscientização de maneira inadequada. Aí eles se voltam contra nós mesmos. A esse processo damos o nome de resistência.

                                                
RESISTÊNCIA é o inconscientizar, é o NÃO QUERER VER. Não queremos tomar consciência do fato. Queremos solucionar o problema negando-lhe a existência. Não queremos descobrir o que está causando a situação em que estamos. Não queremos enfrentar.
RESISTÊNCIAS são os comportamentos que criam as dificuldades. Criamos as resistências para nos defender (onde tem defesa tem um ponto fraco); só se fecha quem é machucável.    VAI DOER ?    VOU EVITAR !!!!

A resistência nasce de uma idéia de perigo, dor sofrimento. Cresce em cima de nossas fraquezas e se alimenta de nossa vaidade. São pensamentos contrários àquilo que queremos, relacionados as nossas defesas.

RESISTÊNCIA tem a ver com mentir para si mesmo.Queremos parecer ser o que não somos. É o não se assumir, não se garantir . Precisamos ser mais do que somos, pois, em nossa ilusão, se formos como somos, não seremos aceitos.

Para atenuar nosso medo, levantamos barreiras a nossa volta a fim de nos proteger do mundo e do mal que julgamos que ele possa nos causar.

Quanto mais resistimos, mais a "coisa" se pronuncia. Sabe aquele ditado que diz "Se ficar o bicho pega e se correr o bicho come"?  É, é isso o que acontece, e o pior é que é na mesma proporção.

Existe uma Lei na Física chamada de "Princípio de Ação e reação"; toda força de ação corresponde uma reação de intensidade igual e oposta.  Transferindo essa lei para o que estamos analisando podemos afirmar que quanto maior for a resistência, maior é a dor que ela provoca.

Responda para  você :   O que em sua vida está encrencado ?, O que não está indo?, O que está fechado ? Saiba que é nessa área que você está resistindo. É aí que você está colocando barreiras. Está doendo? Está incomodando? Observe quando dói, quanto incomoda. Essa é a medida de sua resistência. 




Htpp://integracaoholistica.com
Fonte : Livro Alfabetização afetiva, Lousanne de Lucca, Ed Vida e Consciência
Imagem : Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário