quarta-feira, 1 de junho de 2011

MUDE DO PENSAMENTO PARA O SENTIMENTO


                                 
 
O intelecto é uma coisa densa, a inteligência é mais completa. O intelecto é emprestado, a inteligência é sua. O intelecto é lógico, racional; a inteligência é mais do que lógica. Ela é superlógica, ela é intuitiva. A pessoa intelectual vive apenas por meio da argumentação. Com certeza, os argumentos podem levar você até um determinado ponto, mas além disso são necessários palpites.
Até mesmo os grandes cientistas que trabalham com a razão chegam a um ponto em que a razão não funciona, em que eles esperam por algum palpite, por algum lampejo intuitivo, por uma luz do desconhecido. E isso sempre acontece : se você trabalhou intensamente com o intelecto, e não pensa que o intelecto é tudo, e está aberto ao além, algum dia lhe sucede como um raio. Isso não é seu; e ainda assim é seu porque não é de mais ninguém. Isso vem do seu centro mais profundo.
Parece que vem do além porque você não sabe onde fica o centro da sua intuição.

A palavra sânscrita sadhumati é muito bonita. Mati significa inteligência e sadhu significa sábio, sensato, razoável : sábia inteligência. Não apenas inteligência, mas inteligência sábia, sensata, razoável. Há pessoas que podem ser racionais, mas não são razoáveis - ser razoável é mais do que ser racional. Às vezes, a pessoa razoável está pronta para aceitar o irracional também. porque é razoável. Ela pode entender que o irracional também existe. A pessoa racional pode nunca entender que  o irracional também existe. Ela só pode acreditar no silogismo lógico, limitado.
Mas existem coisas que não podem ser provadas logicamente, e ainda assim elas existem. Todo mundo sabe que elas existem, e ninguém nunca foi capaz de provar a sua existência. O amor existe - ninguém nunca foi capaz de provar que ele existe, ou que não existe. Mas todo mundo sabe - o amor existe. Até mesmo as pessoas que negam - elas não estão  prontas para aceitar nada além da lógica - até mesmo elas se apaixonam. Quando elas se apaixonam, então elas se vêem em dificuldade, elas se sentem culpadas.
Mas o amor existe.
E ninguém nunca é satisfeito pelo intelecto sozinho, a menos que o coração também esteja contente. EXISTEM DUAS POLARIDADES DENTRO DE VOCÊ :   A CABEÇA E O CORAÇÃO.

A INTELIGÊNCIA é a capacidade inata de ver, de perceber. Toda criança nasce inteligente, então é tornada estúpida pela sociedade. Nós a educamos na estupidez, e cedo ou tarde ela se forma em estupidez.
A inteligência é um fenômeno natural, assim como respirar, assim como enxergar. A inteligência é a visão interior; ela é intuitiva. Ela não tem nada que ver com o intelecto, lembre-se. Nunca confunda intelecto com inteligência, são polaridades opostas. O INTELECTO É DA CABEÇA; ele é ensinado pelos outros, é imposto a você. Você tem de cultivá-lo. Ele é emprestado, é uma coisa estranha, não é inato.
Mas a inteligência é inata. Todos os animais são inteligentes. Eles não são intelectuais, é verdade, mas são todos inteligentes. As árvores são inteligentes, toda a vida é inteligente, e toda criança nasce inteligente. Alguma vez você encontrou uma criança estúpida? É impossível? Mas encontrar uma pessoa crescida que seja inteligente é muito raro; algo deu errado nesse intervalo.

Nós realmente estamos tentando fazer todo mundo igual a todo mundo, por isso destruímos o potencial de todos  para serem eles mesmos.
A INTELIGÊNCIA MORRE NA IMITAÇÃO DOS OUTROS. Se você permanecer inteligente, então terá de parar de imitar. A inteligência comete suicídio ao copiar, ao tornar-se uma cópia carbono. No momento em que você começa a pensar em como ser como outra pessoa, você está perdendo a sua inteligência, está se tornando um idiota e está perdendo o seu potencial natural.
Se você quiser ser inteligente, terá de ser um rebelde.  O que quero dizer com rebelião ? Quero dizer livrar-se de tudo o que lhe impingiram contra  a sua vontade. Buscar de novo aquilo que você é, começar de novo do ABC.
Mas nos ensinaram a nos comparar e estamos constantemente nos comparando.

E você TINHA UMA ALMA LINDA, um ser lindo que queria desabrochar, que queria se tornar uma flor no jardim, mas você nunca permitiu.

Livre-se da opressão, das cargas. Ponha tudo isso de lado. Recupere, reinvidique a sua inocência, a sua infância. Livre-se de todo o lixo que lhe impingiram. Renove-se, recomece lá do começo, e ficará surpreso com a inteligência que imediatamente estará a seu dispor.

A INTELIGÊNCIA É A CAPACIDADE  DE VER, DE ENTENDER, DE VIVER A SUA PRÓPRIA VIDA DE ACORDO COM A SUA NATUREZA. ISSO É INTELIGÊNCIA. E O QUE É ESTUPIDEZ ? SEGUIR OS OUTROS, IMITAR OS OUTROS, OBEDECER AOS OUTROS. OLHAR ATRAVÉS DOS OLHOS DOS OUTROS.

Na estupidez, você não precisa aprender. Aprender é árduo. É PRECISO CORAGEM PARA APRENDER.
APRENDER SIGNIFICA que se tem de ser humilde . Aprender significa que se tem de estar pronto para livrar-se do que é velho, tem-se de estar constantemente pronto para aceitar o novo. E nunca sabemos onde o aprendizado nos levará. Andamos num estado de não-conhecimento, de desconhecimento. Só quando vivemos num estado de desconhecimento, é que aprendemos de verdade.
A PESSOA INTELIGENTE e tão fresca quanto as gotas do orvalho ao sol da manhã, tão fresca quanto as estrelas no céu noturno. Pode-se sentir o seu frescor, tão novo, como uma brisa.
A INTELIGÊNCIA É A CAPACIDADE DE RENASCER CONTINUAMENTE. Morrer para o passado é inteligência, e viver no presente é inteligência.

Na verdade, a inteligência da cabeça não é inteligência; é cultura, instrução. A inteligência do coração é que é inteligência mesmo, a única inteligência que existe. A cabeça é apenas um acumulador. Ela é sempre velha, nunca é nova, nunca é original. Ela é boa para determinados propósitos; para arquivar, ela é perfeita. Em na vida, isso é preciso temos de nos lembrar de muitas coisas. A mente, a cabeça é um biocomputador. Mas se você pensa que essa é toda a sua vida, então você permanecerá estúpido. Você nunca irá conhecer a beleza de sentir e nunca conhecerá a benção do coração. E você nunca conhecerá a graça que sobrevém apenas pelo coração, a divindade que entra apenas através do coração. Você nunca saberá rezar, nunca conhecerá a poesia, nunca conhecerá o amor.

A INTELIGÊNCIA DO CORAÇÃO DÁ POESIA À SUA VIDA, DÁ A DANÇA AOS SEUS PÉS, TORNA A SUA VIDA UMA ALEGRIA, UMA CELEBRAÇÃO, UMA FESTA, UMA RISADA. ELA LHE DÁ UM SENSO DE HUMOR. ELA O TORNA CAPAZ DE AMAR, DE COMPARTILHAR. ESSA É A VERDADEIRA VIDA !

A vida que é vivida com a cabeça é uma vida mecânica. Você se torna um robô, talvez muito eficiente, as máquinas são mais eficientes que o homem. Você pode ganhar muito com a cabeça, mas não viverá muito. Você pode ter um padrão de vida melhor, mas não terá vida nenhuma.

A VIDA É A DO CORAÇÃO. A VIDA SÓ PODE SE DESENVOLVER A PARTIR DO CORAÇÃO. ELA ESTÁ NO SOLO DO CORAÇÃO ONDE BROTA O AMOR, ONDE BROTA A VIDA, ONDE BROTA A DIVINDADE.  TUDO ISSO É BELO, TUDO ISSO É REALMENTE VALIOSO, TUDO ISSO É IMPORTANTE, SIGNIFICANTE,........ VEM  DO CORAÇÃO.
O CORAÇÃO É O SEU VERDADEIRO CENTRO, A CABEÇA É APENAS A SUA PERIFERIA.

VIVER COM A CABEÇA é viver na circunferência sem nunca tomar conhecimento das belezas e dos tesouros do centro. Viver na periferia é estupidez e viver com o coração e usar a cabeça sempre que for preciso é inteligência. Mas o centro, o senhor, está no verdadeiro âmago do seu ser. O senhor é o coração e a cabeça é apenas um servo, isso é inteligência. Quando a cabeça se torna o Senhor e esquece tudo sobre o coração, isso é estupidez.

Olhe, investigue, observe, veja a sua vida com novos olhos. Ninguém vai ajudar você. Você depende dos outros há tanto tempo; é por isso que se tornou tão estúpido.
Você deve a si mesmo observar profundamente o que está fazendo com a sua vida:  HÁ ALGUMA POESIA NO SEU CORAÇÃO ? Se não houver não perca tempo. AJUDE O SEU CORAÇÃO a compor e tecer poesia. HÁ ALGUMA PAIXÃO NA SUA VIDA OU NÃO ? Se não houver, então você já morreu, você já está na sua sepultura.
Saia de dentro dela !  Deixe entrar algum romantismo na sua vida, algo como uma aventura. Explore! Milhões de belezas e esplendores estão esperando por você. VOCÊ CONTINUA DANDO VOLTAS E VOLTAS, NUNCA ENTRANDO NO TEMPLO DA VIDA. " A PORTA É O CORAÇÃO".

LEMBRE-SE, essa mudança tem de ocorrer : do pensamento você tem de passar ao sentimento. O sentimento é mais próximo, mais próximo a algo em você que é chamado de INTUIÇÃO. O pensamento é o ponto mais distante da intuição. Você tem de aprender com os outros - isto é ser tutelado. Algo que não tenha sido ensinado a você é brote em você, isso é intuição .

O SENTIMENTO é mais próximo da intuição. Eu não espero o impossível, não digo "seja intuitivo e pronto", isso você não consegue fazer. Então, se você puder fazer isso, passar do pensamento ao sentimento será o bastante. Então, do sentimento à intuição é muito fácil. Mas passar do pensamento à intuição é muito difícil. Eles não se encontram, são polaridades. O sentimento está exatamente no meio. Do sentimento, o pensamento e a intuição estão à mesma distância.
Se você for por um lado, chegará ao pensamento; se for pelo outro, chegará à intuição.
No sentimento, ambos se encontram e se fundem. Algo do pensamento permanece no sentimento, e algo da intuição também.


 
HTPP://INTEGRACAOHOLISTICA.COM
FONTE ; LIVRO INTUIÇÃO, OSHO
IMAGEM : GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário