domingo, 12 de junho de 2011



A DANÇA DAS ESTAÇÕES - MEDICINA  CHINESA




PRIMAVERA : ONDE TUDO SE INICIA :
Para os chineses, essa é a estação do vento, que poliniza as flores; os orientais se referem tanto ao vento externo, relacionado à natureza, quanto ao interno, responsável pela circulação da energia vital que corre pelo corpo.
É uma época de grande expansão e força. Mas o vento também pode nos desestabilizar e gerar desequilíbrios. Isso explica porque nesse período ocorrem crises de labirintite, variação de pressão arterial, enxaquecas, pois o vento está relacionado com a parte superior e mais alta do corpo.
Apesar de o sol brilhar na primavera, o vento pode trazer um frio "escondido". Um bom antídoto para combatê-lo é fazer um escalda-pés à noite. A primavera também está associada ao verde, ao elemento madeira e ao fígado; por isso é uma boa época para comer alimentos verde-escuros e contemplar a natureza.
Na Medicina Chinesa, a emoção ligada ao fígado é a raiva; para extravasá-la de forma pacífica, procure meditar e fazer sessões de relaxamento.


VERÃO - TEMPO DE ALEGRIA :
Associado ao elemento fogo e ao coração, a estação é favorável para exteriorizar sentimentos e investir em atividades e encontros que trazem otimismo e leveza.
O calor convida a estar ao ar livre, a viagens e à diversão. Sopas frias e saladas equilibram o excesso do elemento fogo. Alimentos vermelhos, como pimenta, beterraba ou cerejas, apesar de relacionados ao verão, não devem ser consumidos em exagero para não aumentar demais a energia de atividade e expansão (fogo). 
Na Medicina Chinesa, essa estação é dividida em 2 períodos : o alto verão, mais associado ao coração, ao sol e ao elemento fogo, e o fim do verão, com suas chuvas, as "águas de março", período ligado ao baço-pâncreas e ao elemento terra, mais estabilizador. Nesse período marcado pela umidade do ambiente, é importante manter o corpo seco, evitando molhar-se muito.
Segundo os chineses, açúcar ou alimentos muito doces geram umidade no organismo. O gengibre ajuda a esquentar e secar o corpo, ativando assim a circulação. A emoção correspondente à esse período de transição para o outono é a preocupação. Evite pensar demais.
Alimentos em tons amarelados, como milho, madioquinha, cenoura, cereais integrais, correspondem ao período. 


htpp://integracaoholistica.blogspot.com - Fonte : Revista Bons Fluídos .    
Imagem : google

Nenhum comentário:

Postar um comentário