segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Você sabe do que é feita a salsicha? - Por Dr Victor Sorrentino

Você sabe do que é feita a salsicha? Pois a salsicha é um embutido feito de SOBRAS, isso mesmo, sobras. Tudo o que sobra da fabricação de outros alimentos acaba caindo lá na mistura maluca que vai originar a salsicha.
Depois de remover as partes nobres, ou seja, bifes, costeletas, peitos, lombos, ainda sobra bastante coisa. O que sobra, pele, gordura, tendões, miudezas, cartilagens, e tudo mais, é destinado à fabricação da salsicha.
Todos esses ingredientes são triturados, moídos e depois passam por uma peneira, até virar o que é chamado de massa ou emulsão de carne. Depois desse processo, são adicionados sal, conservantes, estabilizantes, amido e xarope de milho, ou outros adoçantes.
Esse purê de carne passa então por um processo que remove o excesso de ar, e ganha as condições para ser bombeada para os invólucros de salsicha, geralmente feitos de celulose. As salsichas passam então por outros processos como o tingimento, com substâncias também perigosas para o organismo.
De acordo com a Sociedade Americana do Câncer, o consumo intensivo de carnes processadas como salsichas está associado ao aumento do risco de câncer no cólon. Outra pesquisa da Associação Americana de Medicina aponta que indivíduos que ingeriram regularmente carnes processadas por cerca de dez anos apresentaram um aumento de 50% na ocorrência de câncer de cólon e reto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário