quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

A circulação energética ou Ciclo Cicardiano




Esta figura, mostra a circulação energética do corpo ou ciclo circadiano.
A circulação de energia pelo corpo, ocorre durante as 24 hrs. A cada 2 hrs, a energia do corpo estará mais direcionado à um órgão ou víscera para reabastecê-lo.
Por exemplo, se você quiser melhorar a energia do Rim, o horário seria das 17 às 19 hrs; horário em que os chineses dizem que temos que fazer escalda pés, tomar caldos, e tudo o que possa aquecer o corpo, melhorando assim a energia de um modo geral, já que o Rim é o nosso Rei, aquele que fornece a energia Yin e Yang para todo o corpo.
É dito também que não devemos nos exercitar no horário entre as 11 e 13 hrs, que seria o horário do coração. O elemento do coração é o fogo, portanto, neste horário em que o órgão deveria estar em repouso, recebendo energia dos outros, estará "perdendo" energia através da atividade física o que não é benéfico. Corpo quente, aumento da circulação sanguínea, coração tem que bombear mais sangue para os músculos em atividade. Muitas pessoas sofrem ataque cardíaco neste horário, explicaria esta sobrecarga ao coração em um horário inadequado para a atividade física.
Fica a dica.

Ana Lucia do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário