sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

COUVE - Por Dr Victor Sorrentino

Afinal o que é que a couve tem de tão interessante?

Pra começar, a quantidade de flavonóides e carotenóides presentes na couve é bem impactante, e essas substâncias como sabemos, protegem contra os radicais livres que levam à oxidação, ou seja, a couve é um alimento altamente antioxidante.
Vale lembrar que a couve também possui flavonóides que agem exatamente contra o aparecimento e multiplicação de células cancerosas.
O suco verde é chamado de detox justamente pelo alto poder desintoxicante de alguns vegetais como a couve, isso acontece pois ela possui substâncias que ajudam no processo de destoxificação do corpo, como o enxofre, que é importantíssimo na promoção da "limpeza" do organismo. Na realidade, dentro da visão médica e na homotoxicologia, não podemos chamar verdadeiramente sucos verdes de detox, entretanto existem alimentos como a couve, que têm nutrientes e enzimas que participam desta processo.
O mais legal de tudo é que 100g de couve crua possui menos de 30 calorias e quase zero de gordura, o que é de grande valia em uma dieta. E nesses 100g de couve você encontra 20% da quantidade diária necessária de fibra, que vai ajudar nos movimentos necessários para a digestão e auxiliar no gerenciamneto do açúcar no sangue.
Quer mais? Tem! A couve é um excelente anti-inflamatório, e fonte riquíssima de Cálcio (muito mais do que o Leite de Vaca e sem os efeitos negativos do Leite), Potássio, Luteína, e Vitaminas C, A e K. Curiosidades: a couve oferece mais Ferro do que a carne, tem mais Vitamina C do que a laranja, e pasme, o Cálcio oferecido pela couve é melhor absorvido pelo organismo do que o mesmo presente no leite!
A ingestão de couve faz bem pra pele, pros ossos, olhos, além de reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol e auxiliar na perda de peso.
Bora incluir a couve na dieta, mas procure não fazê-lo por mais do que 3x por semana, pois assim como a maioria dos alimentos, o excesso pode trazer algumas repercussões negativas a sistemas específicos, o que seria tema de um longo capítulo, mas que saibam que ideal é, no caso da ingestão da couve, não passar de 3 a 4 dias na semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário