segunda-feira, 6 de junho de 2016

Órgãos e Vísceras na visão da Medicina Chinesa

O coração é o comandante supremo ou o monarca do corpo humano; ele domina o espírito, a ideologia e o pensamento do homem.
O pulmão governa os inúmeros vasos e regula a energia do corpo todo, como um primeiro-ministro assessorando o rei a governar o país.
O fígado é uma víscera vigorosa; sua emoção é a raiva; é como um general, valente e cheio de recursos.
A vesícula biliar é como um juiz imparcial que faz julgar o que é certo e o que é errado.
O Tan Zhong (aqui indicando o pericárdio) é como um valete do rei, que pode transmitir através de si a alegria do coração.
O baço é como um oficial que tem a seu cargo o celeiro; toma conta da digestão, absorvendo, espalhando e armazenando a essência do alimento.
O intestino grosso é a via de transmissão das impurezas; transforma os detritos em fezes e depois as excreta para fora do corpo.
O intestino delgado recebe o alimento do estômago; digere posteriormente a comida, divide-a em essência e refugo, depois absorve a essência e encaminha o refugo ao intestino grosso.
O rim é o órgão com funções fortes, quando a essência e a energia nos rins são abundantes, o corpo estará forte e a pessoa está capacitada e apta a fazer as coisas.
O triplo aquecedor toma a seu cargo eliminar a água na canalização do corpo todo; toma a seu cargo a atividade da energia vital do fluido corporal e a regulagem e eliminação do fluido.
A bexiga toma a seu cargo a concentração; armazena a água e o fluido; após o fluido corpóreo ser transformado em água pela ativação da energia vital, ela pode ser excretada.

(Su Wen, capítulo 8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário