Bom dia!! Boas Energias!!
(O mantra da compaixão)
Om mani padme hum significa "da lama nasce a flor de lótus" é um dos mantras do budismo; o mantra de seis sílabas do Bodisatva da compaixão: Avalokiteshvara. De origem indiana, de lá foi para o Tibete. O mantra é associado ao deus de 4 braços Shadakshari, uma das formas de Avalokiteshvara.
O Dalai Lama é tido como uma emanação de Chenrezig (Avalokiteshvara), por isso o mantra
é especialmente entoado por seus devotos e é comumente esculpido em
rochas e escrito em papéis que são inseridos em rodas de oração ("mani
korlo" em tibetano) para potencializar seu efeito.
É o mantra mais entoado pelos budistas tibetanos
- Om fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses. O sofrimento do reino dos deuses surge da previsão da própria queda do reino dos deuses (isto é, de morrerem e renascerem em reinos inferiores). Este sofrimento vem do orgulho.
- Ma fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos deuses guerreiros (sânsc. asuras). O sofrimento dos asuras é a briga constante. Este sofrimento vem da inveja.
- Ni fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino humano. O sofrimento dos humanos é o nascimento, a doença, a velhice e a morte. Este sofrimento vem do desejo.
- Pad fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino animal. O sofrimento dos animais é o da estupidez, da rapina de um sobre o outro, de ser morto pelos homens para obterem carne, peles, etc; e de ser morto pelas feras por dever. Este sofrimento vem da ignorância.
- Me fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino dos fantasmas famintos (sânsc. pretas). O sofrimento dos fantasmas famintos é o da fome e o da sede. Este sofrimento vem da ganância.
- Hum fecha a porta para o sofrimento de renascer no reino do inferno. O sofrimento dos infernos é o calor e o frio. Este sofrimento vem da raiva ou do ódio.
Ensinamento do 14° Dalai Lama
"É
muito bom recitar o mantra Om Mani Padme Hum, mas, enquanto se recita,
deve-se pensar nos significados, pois os significados das seis sílabas
são muitos e vastos."
"'Om' simboliza o corpo, a fala e o discurso impuros do indivíduo; ao
mesmo tempo ele simboliza a pureza do corpo, da fala e da mente do
Buda."
"As próximas quatro sílabas indicam o Caminho. 'Mani' significa 'joia' e simboliza o método que é a intenção altruística de se tornar iluminado, simboliza compaixão e amor."
As duas sílabas 'Padme' significam lótus e simbolizam a sabedoria.
A pureza deve ser atingida através da unidade indivisível do método e
da sabedoria, o que é simbolizado pela sílaba final 'hum', que
significa indivisibilidade."
"Assim, as seis sílabas, Om Mani Padme Hum, significam que a prática do Caminho leva à transformação do corpo, da fala e da mente impura na exaltação de pureza que são o corpo, a fala e a mente do Buda."
Nenhum comentário:
Postar um comentário