segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Comodidades... Padre Fábio de Melo



...Muita coisa em nós precisa ser mudado, mas também entendo que conversão é a retomada da originalidade, é como se você pudesse voltar no tempo e fosse se desprendendo dos excessos que a vida foi te dando e você chegar a uma postura mais original. Eu sou assim, eu sou original, eu quero ser original, eu até dizia no Twitter no início do ano, "o meu projeto de vida para este ano é ser eu mesmo, eu não aceitar as máscaras que as pessoas querem colocar em mim, eu não aceitar os esteriótipos que as pessoas fazem questão de colocar em mim, eu sou eu e tenho defeitos, tenho limites, tenho qualidades, mas eu sou eu, porque Deus me chama pra ser quem eu sou e a minha conversão, a minha configuração à Cristo não nasce de uma mentira, a minha configuração ao Cristo nasce a partir de quem eu sou, Jesus não quer a uma outra pessoa, ele quer à mim, ele quer você".

Aquilo que  gente irá se tornar, o ser humano que nós queremos ser, que tem nele o nosso modelo, é Jesus o nosso modelo, parte deste ser que eu sou. Porque se Jesus quisesse outro teria chamado, mas chamou à mim, chamou você, da mesma maneira como ele chamou outro de outra forma, a partir do ser que ele é.
Descobrir esta identidade, é uma luta porque o tempo todo os que estão de plantão, loucos para falarem o que a gente não é, o que a gente não fez, por que não sei? Parece que é uma luta nos dias de hoje, parece que não existe muito espaço para a gente ser verdadeiro, para a gente ser quem a gente é, há sempre alguém nos querendo o pior, ou que estão nos querendo melhores demais.

Isto causa um cansaço, muitas vezes você se sente cansado e não sabe porque, pode ser que o ser ser esteja desconfortável na roupa que você escolheu para ele, pode ser que o seu ser esteja desconfortável na estrutura que você criou para ele. E aí a gente fica angustiado, deprimido, depressivo, a gente fica carente demais, por que ? Porque o meu ser não está confortável na estrutura que eu criei par ele viver. 

Não perca tempo não! Se você hoje descobrir que você precisa fazer reformas na estrutura que você criou para a sua vida; faça! Com bom senso, ouvindo os seus amigos, ouvindo o padre que te acompanha, ouvindo o pastor que te acompanha, não tema em reestruturar a sua vida. Crie um espaço para que o seu ser possa ser realizado. Crie um espaço para que Deus tenha chance em você. Muitas vezes, a estrutura de vida não permite a conversão, por que ? Porque Deus só vai entrar nos espaços em que ele couber. Se o ser está desconfortável, você precisa mudar a estrutura de vida, é como estar no seminário sem querer ser padre, pra que que vai ficar lá?? Por uma comodidade? Por que já não tem mais coragem de  sair? Eu me lembro, tive muitas poucas crises no seminário, como vontade de ir embora, vontade de desistir de tudo, não!

A minha opção sempre teve muitas lutas, mas pensar em desistir, quase não pensei, tinha muita meta de querer ser padre e ir adiante e estudava. Mas me recordo que uma vez o Padre Maurício disse para nós; "muito mais difícil que entrar no seminário, é sair dele, por quê? Porque corremos o risco de nos acomodar, corre o risco de ir cumprindo os processos que são exigidos de nós e de repente você ficou padre.

Veja bem, se você não cuida você entra numa faculdade que você não quer, você se prepara par ser um profissional que você  não quer, você se transforma num profissional que você nunca quis ser, por que? Porque estava mais fácil seguir por aquele caminho, foi cômodo, a sua mãe queria, o seu pai queria, tinha a facilidade de morar naquela cidade que tinha o curso, é como se nós criássemos uma clausura para o ser, impedissemos deste ser acontecer a partir de tudo o que ele pode, só porque houve uma comodidade.

Brinco muito, e sei que tem muita gente séria se preparando para o concurso público que realmente vê naquele trabalho uma vocação, mas alerto muito os meus amigos que estão estudando par passar num concurso; que concurso? Ah, qualquer um! Cuidado! Nem sempre a segurança de um bom salário é a garantia da sua satisfação. Será que só receber bem é o suficiente para o ser humano estar feliz ?
Acho que a remuneração é muito válida, ter possibilidade de construir os seus sonhos, de você ter um financeiro que te dê tranquilidade para você viver a sua vida, acho que isto é um valor sim, administrar bem aquilo que Deus lhe dá, a partir do seu trabalho, do seu suor. Agora, se você descobre, que você está trabalhando só para ganhar dinheiro, que não há uma satisfação naquilo que você faz, você pode estar assassinando o ser. De repente você poderia ter sido um excelente profissional numa outra área se tivesse tido a coragem de desassossegar temporariamente o seu ser, sair da comodidade que lhe foi criada e enfrentar os desafios da vida.

O ser para crescer, precisa de estímulos, de luta, senão corremos o risco de se nivelar por baixo, de cumprir um destino, um caminho para o qual a gente não nasceu, viver uma vocação que não era nossa, entrar num caminho que não era o nosso, e depois num determinado momento, chegar à conclusão de que não somos felizes, de que não valeu a pena.

Eu particularmente penso,  que é muito bom a gente no final do dia ter aquela sensação agradável; "hoje eu fui quem eu deveria ser, fiz o que deveria ter feito, estava no lugar certo, vivi o meu papel, cumpri a minha responsabilidade neste mundo de ser eu, no espaço realizado, humano, onde Deus tenha a condição de agir porque lá onde está um ser humano realizado, lá Deus está revelado.

Padre Fábio de Melo

Programa Direção Espiritual - transcrito por integracaoholistica.blogspot.com) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário