quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A baixa autoestima leva à insegurança


O medo de não ser bom o bastante, de não ter feito a escolha certa ou de ser abandonado, tem cura. A insegurança nas relações amorosas está ligada a um sentimento de não merecer ser amado(a) Ao mudar essa crença, em geral, inconsciente, os pilares da insegurança caem por terra. 
 
 Jael Coaracy

Quando alguém não tem uma boa auto-imagem, tende a achar que as outras pessos são mais atraentes, seguras e merecedoras de amor.
A insegurança costuma aparecer como a ponta de um iceberg. Quando procuramos o que se encontra sob o fundo da montanha, nos deparamos com a crença de: "eu não mereço ser amado(a)".
Essa crença, embora muitas vezes, seja inconsciente, determina a atitude da pessoa em relação aos relacionamentos.
Quando alguém acha que não merece ser amado, não se permitirá encontrar um relacionamento amoroso gratificante. Daí a importância de investigar a insegurança para avaliar o melhor modo de transformá-la.
O melhor remédio para a insegurança é o autoconhecimento.
Uma vez que você localize a origem da insegurança que permeia sua vida, poderá seguir em frente sem carregar consigo o que ficou para trás.

Raízes no passado
O sofrimento causado pelo estado constante de insegurança pode ser minimizado e curado com um processo terapêutico. A ajuda profissional, é uma boa opção para quem não está conseguindo lidar com as conseqüências de se sentir inseguro.
Falta de recursos financeiros não é desculpa para não buscar apoio profissional.
Quase todas as faculdades de psicologia e instituições ligadas à práticas psicoterapêuticas, possuem atendimento com preços acessíveis, que variam de acordo com as possibilidade do indivíduo.
O primeiro passo é reconhecer que você não está conseguindo entrar em contato com os sentimentos mais profundos que limitam suas possibilidades de realização na vida.
Em geral, há uma explicação na história pessoal.
Quem sabe sua mãe não o atendeu nas suas necessidades emocionais, fazendo com que você se sentisse inseguro, mal amado, sob a ameaça de abandono?
Ou, talvez, na infância, você tenha se sentido culpado pelas frustrações que sofreu. As crianças costumam ser auto-referentes e acreditam serem responsáveis por suas tristezas e alegrias. 
Não importa o que aconteceu antes.
Os fatos passados só interessam na medida em que são referenciais que ajudam a compreender as causas e a mudar os efeitos que a insegurança tem trazido para você.

Mude os pensamentos para mudar comportamentos
Não adianta ficar pensando e divagando sobre relacionamentos passados que não deram certo, ou sobre a falta de encontros amorosos tão desejados.
Buscar o autoconhecimento não significa ficar remoendo frustrações, arrependimentos ou a tristeza por não ter conseguido, ainda, atrair uma relação amorosa de qualidade.
Ao contrário, deparar-se com os próprios medos é ultrapassar pensamentos habituais e ir até onde não se aventurou a chegar dentro de si mesmo.
A consciência dos bloqueios que influenciam seu comportamento permitirá que você comece a agir diferente, apesar do medo.
Essa estratégia é a do enfrentamento. Da mesma forma que é preciso acender a luz para se certificar que não há fantasmas no escuro do quarto, mudar o comportamento diante de velhas situações irá comprovar que não existe nada de errado com você.
Todos nós temos aspectos fortes e limitações, pois é próprio do ser humano ser imperfeito. A idéia de perfeição e a expectativa de alcançá-la é uma cilada.
A insegurança se desmancha diante da auto-aceitação e do reconhecimento de que cada um é um ser único.
Não espere agradar a todos, isso é ilusão. Também não busque se comparar com quem quer que seja.
Os inseguros costumam enaltecer os outros, idealizá-los. Com isso, se colocam em uma posição de inferioridade e abaixam ainda mais a autoestima.
Sucessos e os fracassos fazem parte da vida de todo mundo. Arriscar-se, ousar ir além,  é o caminho para mudar o comportamento limitante.

fonte : vaidarcerto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário