sexta-feira, 27 de abril de 2012

A NOSSA IRMÃ BODHISATTVA KWAN YIN

A NOSSA IRMÃ BODHISATTVA KWAN YIN
( Mestre Hsuan Hua )
“ Existe um Bodhisattva Kwan Yin dentro da mente de cada ser vivo. Todos os dias recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Yin. Mas, o que significa “Bodhisattva Kwan Shi Yin" ? “ Kwan" significa contemplar, contemplar todos os sons do mundo. Contemplar também significa olhar. Mas isso não significa olhar para as coisas de fora, e sim olhar para as mentes dos seres vivos. É olhar para ver que o ser humano é livre de pensamentos aleatórios. Uma vez que estes pensamentos se foram e que a mente está vazia, é possível se tornar iluminado. Portanto uma linha do verso afirma: “ As pessoas se reuniram a partir das dez direções para estudar o incondicionado.” Todos os bons homens e boas mulheres que vieram nesta cena juntos das dez direções, estão cultivando o Dharma incondicionado. Recitar o nome da Bodhisattva Kwan Yin também é um Dharma incondicionado. “Ser incondicionado" significa “Não há nada a ser feito e nada deixou de se fazer". Este Dharma incondicionado é um método para nos ajudar a livrarmo-nos de pensamentos aleatórios.
Quando você recita “Namo Bodhisattva Kwan Shi Yin", a Bodhisattva Kwan Yin também está atenta à você, e aí há uma mútua consciência. É similar a quando você está pensando em membros da sua família e eles também estão pensando em você. Desde eras ilimitadas no passado a Bodhisattva Kwan Yin e nós todos, somos parentes. Quando foi que isso começou? De qual tempo estou falando ? Estou falando de uma época pertinente ao Buddha Amitabha. Buddha Amitabha é o Senhor da Terra Ocidental da Felicidade Suprema. Ele é o mestre da Bodhisattva Kwan Yin e ela o auxilia a propagar a porta do Dharma da sua Terra Pura. Somos os irmãos do Dharma da Bodhisattva Kwan Yin. A Bodhisattva Kwan Yin é a irmã mais velha de todos os seres vivos que ainda não nasceram na Terra da Bem- Aventurança. Nós, os seres vivos, somos os seus irmãos menores. Se eu explicar dessa forma então nos tornamos parentes mais próximos. Portanto estamos conscientes de nossa irmã e ela também nos conserva em sua mente. Somos os irmãos mais novos da Bodhisattva Kwan Yin e ela é nossa irmã mais velha.
Alguém poderá perguntar: “Como pode ser que a Bodhisattva Kwan Yin seja minha irmã mais velha ? Isso não vai fazer me sentir soberbo ?" Kwan Yin não só nos considera seus irmãos mais novos, como trata a todos os seres vivos de modo semelhante. Por que nós, que desde tempos sem começo, estamos envolvidos em tantos problemas, seríamos ajudados pela Bodhisattva Kwan Yin ? É porque ela reconhece que todos os seres vivos são exatamente o mesmo que suas próprias mãos e pés, sua própria carne e ossos. Esta é a razão pela qual a Bodhisattva Kwan Yin não sente medo de problemas ou dificuldades e vem para resgatar todos os seres vivos que estão sofrendo neste mundo de Samsara. Portanto nenhum de nós deve se esquecer de nossa irmã no Dharma. Quando nós conscientemente recitamos “Namo Bodhisattva Kwan Shi Yin", Kwan Yin também se lembra de nós.
Quando clamamos pela Bodhisattva Kwan Yin, estamos chamando por nossa irmã mais velha. Em seguida a Bodhisattva nos chama, como seus irmãos mais jovens que agora são Bodhisattvas, mas que no futuro serão Buddhas. Se podemos considerar a Bodhisattva Kwan Yin dessa forma, então devemos ser mais devotos em recitar o seu nome. Não devemos perder esta chance. Ao recitarmos o seu nome, não devemos nos colocar abatidos, mas levantando nossas cabeças recitarmos seu nome com corajoso e heróico vigor. Quando a Bodhisattva Kwan Yin ouve nosso clamor, ela diz para nós: “Segure a minha mão" e nos leva na direção da Terra Pura da Bem Aventurança.
Alguém pode estar pensando: “Mas se a Bodhisattva Kwan Yin fica o tempo todo olhando, por que ela olha? E por que eu também não posso olhar da mesma maneira ?" Você deve saber que o seu olhar e o da Bodhisattva Kwan Yin não são o mesmo olhar e ambos não buscam as mesmas coisas. A Bodhisattva Kwan Yin olha o interior e nós olhamos o exterior. Ela olha para a sua natureza, pois tem todos os seres em sua tela de radar. Mas, no entanto, alguns seres vivos estão longe do alcance do olhar dela, tanto que até mil mãos e mil olhos não são suficientes. Por esta razão “ela inverte a luz para refletir seu interior.” Ela se volta para seu próprio interior e vê todos os seres em si mesma, ela escuta a si mesma. Assim ela percebe o sofrimento e a dor que os seres estão vivenciando, e assim vai salvá-los. Por outro lado, você está olhando para o exterior, esquecendo-se completamente de sua sabedoria inerente, por isso o seu olhar e o dela não são o mesmo olhar.
Alguém ainda poderia me indagar: “Mestre, eu não acredito no que você está nos dizendo. Você diz que nós somos irmãos da Bodhisattva Kwan Yin, mas como pode ser assim, pois ela é sábia, enquanto nós somos apenas mortais comuns? Isso é muito ilógico e eu não posso aceitar." Eu respondo: “Ok. Você pode escolher  não crer no que eu estou dizendo. Este é um ponto de vista seu. No entanto, este é um ponto de vista de uma pessoa comum. O fato de que você não penetrou profundamente no tesouro dos Sutras, faz com que sua sabedoria não seja tão profunda."
O Sutra da Guirlanda diz: “O Bodhisattva tem este pensamento: desde os tempos sem começo até o presente, eu e todos os seres vivos somos irmãos. Todos nós tivemos os mesmos pais e as mesmas mães. Fomos irmãos uns dos outros. Fomos maridos e esposas uns dos outros."  Você me disse que não acredita e então eu lhe afirmo que isso ocorre porque você não entende as verdades contidas no Sutra da Guirlanda.

Não é somente o Bodhisattva que vê os seres vivos desta forma. O Buddha também contempla os seres vivos e sabe que no passado, todos os homens foram seus pais e todas as mulheres foram suas mães. Porque o Buddha vê os seres vivos como seus pais e mães, a Bodhisattva Kwan Yin vê os seres vivos como seus irmãos e irmãs. Como poderia este princípio ser irracional ? Você não acredita, simplesmente porque não possui este tipo de sabedoria e conhecimento. Ou talvez seja porque você não tenha experiência suficiente. Daí porque você seja tão ignorante e cético.
Por que Buddha quer resgatar os seres vivos ? Porque ele reconhece que todos os homens e mulheres foram no passado seus pais e mães e agora estão sofrendo nos seis destinos do renascimento. Então ele quer a todo o custo resgatar seus pais fazendo com que eles escapem do sofrimento e alcançem a felicidade.
Todos os dias recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Yin, mas quando Kwan Yin aparece diante de nós não a reconhecemos. É por isso que eu digo que nossa condição humana é extremamente lamentável. O que eu quero dizer quando afirmo que não reconhecemos o momento em que a Bodhisattva Kwan Yin aparece diante de nós ? Este é o nosso grande teste. Quando recitamos o nome de Kwan Yin devemos aprender a ser como ela. Kwan Yin possui sublimes votos de grande compaixão, grande bondade e grande força. Quando recitamos o nome dela também devemos aprender a ter seus votos de grande bondade, compaixão e força. Não importa quem nos maltrate, nossa mente deve estar calma. Não importam quantas maldições lancem contra nós, devemos suportá-las. Não importa quem nos bata, devemos suportá-lo. Mesmo que alguém viesse para nos matar, devemos suportar pacientemente e reconhecê-lo como fruto de nosso karma. Por que temos que reconhecê-lo como nosso karma ? Porque se não tivéssemos repreendido os outros no passado, os outros não nos amaldiçoariam agora. Se não tivéssemos atingido outros no passado, eles certamente não nos bateriam agora. Por que alguém iria querer nos atingir e nos matar agora? Porque no passado, quando éramos estúpidos e ignorantes, nós o amaldiçoamos, espancamos e matamos. Do mesmo modo na vida presente, a situação que outrora aconteceu conosco se repete, e nós devemos pagar as dívidas acumuladas no passado. Devemos reconhecer honestamente nossas dívidas de outrora não pagas. Então, uma vez que essas mesmas dívidas são pagas, podemos ver a Bodhisattva Kwan Yin e tê-la como nosso parente mais próximo.
Se recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Yin não devemos criticar outras pessoas, conhecidas ou não. Se nós estamos sempre olhando para os defeitos dos outros, isso prova que nosso sofrimento não chegou ao fim. Nós ainda não arrancamos as raízes do sofrimento. Então temos que reconhecer claramente as situações que ocorrem. Temos que entender completamente o Dharma. Pessoas que estudam o Buddhadharma tem que ser capazes de usá-lo. Se não pudermos usá-lo, então não importa quanto tempo nós o cultivemos, o Buddhadharma apenas permanece ele mesmo e nós estaremos simplesmente sendo nós mesmos. Mas se soubermos como usá-lo então nós poderemos nos tornar um com ele, nos tornaremos inseparavelmente unidos com ele.
A paciência é de extrema importância e você tem que aprender a agüentar as coisas que normalmente acha insuportáveis. Por exemplo, talvez você não aceite levar uma bronca, mas se alguém xingar você, fique feliz com isso. Talvez você não queira ser derrotado, mas se alguém bate em você, deves ficar ainda mais feliz com isso. Talvez você não queira morrer, porque a vida é muito preciosa. No entanto, se alguém quiser matá-lo você deve pensar: “ Esta morte pode livrar-me dos obstáculos kármicos da vida. Ele é verdadeiramente meu sábio mestre." Então vocês devem apreciar o Buddhadharma do lado oposto. Para cultivar o caminho só é possível pelo lado oposto. Simplesmente é uma questão de aprender a gostar do que você não gosta. No entanto não deves transferir para as outras pessoas o que você não gosta. Quando estudamos o Budismo não devemos ir à procura de verdades profundas em lugares altos. Existe um ditado: “A mente comum é o caminho; a mente correta é o lugar de cultivo." Devemos ter uma atitude simples ao nos dedicarmos no cultivo do caminho.
Enquanto recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Shi Yin não devemos cultivar pensamentos de ganância. Não diga: “ Eu espero que ao recitar o nome da Bodhisattva Kwan Yin eu possa ficar rico.” Isso é impossível. Você pode ficar rico se não tens nenhuma ambição, mas logo você se torna ganancioso ao pensar que não vai obter nenhuma riqueza. Além disso não há necessidade de divulgar para os outros o fato de que você  está recitando o nome da Bodhisattva Kwan Yin e ficar dizendo: “Eu sou melhor que você porque eu participei de uma sessão de conferencias sobre Kwan Yin em tal e tal lugar e você nunca foi, e etc..” Quem recita o nome da Bodhisattva Kwan Yin não abriga tais vãos pensamentos, não almeja fama ou benefícios, e não busca luxo ou prazer. Recite o nome da Bodhisattva Kwan Yin com uma mente comum, não abrigando esperanças ou recompensas. Não seja como as pessoas que recitam o nome de Kwan Yin enquanto pensam: “ Eu não tenho um filho ainda. Espero que Kwan Yin me conceda um filho.” Outras pessoas procuram filhas. Alguns rapazes recitam o nome de Kwan Yin esperando atrair uma bonita namorada. Algumas garotas procuram um namorado. Isso não é correto. Quando recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Yin devemos varrer de nossa mente todos os pensamentos inadequados. Devemos nos purificar de pensamentos de ganância, ignorância e raiva. Não devemos prestar atenção se a roupa que vestimos é bonita ou não. Se ela nos protege do frio, já é o suficiente. Não devemos encarar a nossa alimentação diária com gula. Se você cultiva estes pensamentos vãos, então não recita corretamente o nome da Bodhisattva Kwan Yin com uma mente verdadeira. Se você recita o nome de Kwan Yin com uma mente verdadeira, então como poderia se preocupar com belas roupas ou comida saborosa ? Você deveria ter se esquecido disso há muito tempo. A única maneira de se tornar uno com a Bodhisattva Kwan Yin é esquecer tudo isso.
Há um Bodhisattva Kwan Yin dentro da mente de cada ser vivo. Enquanto recitamos e lembramos a Bodhisattva Kwan Yin, nós estamos apenas relembrando o Bodhisattva Kwan Yin dentro de nossas mentes. Alguém pode dizer: “ Eu estou olhando para dentro de minha mente, mas não posso encontrá-la. Por quê?" Se você realmente não possui uma mente, então não precisa recitar o nome da Bodhisattva Kwan Yin porque ela não tem uma mente. Ela não se entrega a todos os pensamentos ociosos e está totalmente livre de cobiça, ódio e ignorância. Ela não tem necessidade e nem procura absolutamente nada. O que ela faz é resgatar os seres vivos. Ela quer que todos os seres vivos se livrem do sofrimento e alcancem a benção final de seu renascimento junto ao Buddha. O Buddha unicamente deseja que todos os seres vivos compreendam verdadeiramente o Dharma e sejam livres de toda a dor."
 
Fonte: Blogspot Lotus Branco de Kuan Yin
Se você gostou desta matéria, então divulgue este link. Faça parte do movimento Despertando a Consciência com gôtas de luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário