A NOSSA IRMÃ BODHISATTVA KWAN YIN
A NOSSA IRMÃ BODHISATTVA KWAN YIN
( Mestre Hsuan Hua )
“ Existe um Bodhisattva Kwan Yin dentro da mente de cada ser
vivo. Todos os dias recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Yin. Mas, o que
significa “Bodhisattva Kwan Shi Yin" ? “ Kwan" significa contemplar,
contemplar todos os sons do mundo. Contemplar também significa olhar.
Mas isso não significa olhar para as coisas de fora, e sim olhar para as
mentes dos seres vivos. É olhar para ver que o ser humano é livre de
pensamentos aleatórios. Uma vez que estes pensamentos se foram e que a
mente está vazia, é possível se tornar iluminado. Portanto uma linha do
verso afirma: “ As pessoas se reuniram a partir das dez direções para
estudar o incondicionado.” Todos os bons homens e boas mulheres que
vieram nesta cena juntos das dez direções, estão cultivando o Dharma
incondicionado. Recitar o nome da Bodhisattva Kwan Yin também é um
Dharma incondicionado. “Ser incondicionado" significa “Não há nada a ser
feito e nada deixou de se fazer". Este Dharma incondicionado é um
método para nos ajudar a livrarmo-nos de pensamentos aleatórios.
Quando você recita “Namo Bodhisattva Kwan Shi Yin", a
Bodhisattva Kwan Yin também está atenta à você, e aí há uma mútua
consciência. É similar a quando você está pensando em membros da sua
família e eles também estão pensando em você. Desde eras ilimitadas no
passado a Bodhisattva Kwan Yin e nós todos, somos parentes. Quando foi
que isso começou? De qual tempo estou falando ? Estou falando de uma
época pertinente ao Buddha Amitabha. Buddha Amitabha é o Senhor da Terra
Ocidental da Felicidade Suprema. Ele é o mestre da Bodhisattva Kwan Yin
e ela o auxilia a propagar a porta do Dharma da sua Terra Pura. Somos
os irmãos do Dharma da Bodhisattva Kwan Yin. A Bodhisattva Kwan Yin é a
irmã mais velha de todos os seres vivos que ainda não nasceram na Terra
da Bem- Aventurança. Nós, os seres vivos, somos os seus irmãos menores.
Se eu explicar dessa forma então nos tornamos parentes mais próximos.
Portanto estamos conscientes de nossa irmã e ela também nos conserva em
sua mente. Somos os irmãos mais novos da Bodhisattva Kwan Yin e ela é
nossa irmã mais velha.
Alguém poderá perguntar: “Como pode ser que a Bodhisattva Kwan
Yin seja minha irmã mais velha ? Isso não vai fazer me sentir soberbo ?"
Kwan Yin não só nos considera seus irmãos mais novos, como trata a
todos os seres vivos de modo semelhante. Por que nós, que desde tempos
sem começo, estamos envolvidos em tantos problemas, seríamos ajudados
pela Bodhisattva Kwan Yin ? É porque ela reconhece que todos os seres
vivos são exatamente o mesmo que suas próprias mãos e pés, sua própria
carne e ossos. Esta é a razão pela qual a Bodhisattva Kwan Yin não sente
medo de problemas ou dificuldades e vem para resgatar todos os seres
vivos que estão sofrendo neste mundo de Samsara. Portanto nenhum de nós
deve se esquecer de nossa irmã no Dharma. Quando nós conscientemente
recitamos “Namo Bodhisattva Kwan Shi Yin", Kwan Yin também se lembra de
nós.
Quando clamamos pela Bodhisattva Kwan Yin, estamos chamando por
nossa irmã mais velha. Em seguida a Bodhisattva nos chama, como seus
irmãos mais jovens que agora são Bodhisattvas, mas que no futuro serão
Buddhas. Se podemos considerar a Bodhisattva Kwan Yin dessa forma, então
devemos ser mais devotos em recitar o seu nome. Não devemos perder esta
chance. Ao recitarmos o seu nome, não devemos nos colocar abatidos, mas
levantando nossas cabeças recitarmos seu nome com corajoso e heróico
vigor. Quando a Bodhisattva Kwan Yin ouve nosso clamor, ela diz para
nós: “Segure a minha mão" e nos leva na direção da Terra Pura da Bem
Aventurança.
Alguém pode estar pensando: “Mas se a Bodhisattva Kwan Yin fica o
tempo todo olhando, por que ela olha? E por que eu também não posso
olhar da mesma maneira ?" Você deve saber que o seu olhar e o da
Bodhisattva Kwan Yin não são o mesmo olhar e ambos não buscam as mesmas
coisas. A Bodhisattva Kwan Yin olha o interior e nós olhamos o exterior.
Ela olha para a sua natureza, pois tem todos os seres em sua tela de
radar. Mas, no entanto, alguns seres vivos estão longe do alcance do
olhar dela, tanto que até mil mãos e mil olhos não são suficientes. Por
esta razão “ela inverte a luz para refletir seu interior.” Ela se volta
para seu próprio interior e vê todos os seres em si mesma, ela escuta a
si mesma. Assim ela percebe o sofrimento e a dor que os seres estão
vivenciando, e assim vai salvá-los. Por outro lado, você está olhando
para o exterior, esquecendo-se completamente de sua sabedoria inerente,
por isso o seu olhar e o dela não são o mesmo olhar.
Alguém ainda poderia me indagar: “Mestre, eu não acredito no que
você está nos dizendo. Você diz que nós somos irmãos da Bodhisattva
Kwan Yin, mas como pode ser assim, pois ela é sábia, enquanto nós somos
apenas mortais comuns? Isso é muito ilógico e eu não posso aceitar." Eu
respondo: “Ok. Você pode escolher não crer no que eu estou dizendo.
Este é um ponto de vista seu. No entanto, este é um ponto de vista de
uma pessoa comum. O fato de que você não penetrou profundamente no
tesouro dos Sutras, faz com que sua sabedoria não seja tão profunda."
O Sutra da Guirlanda diz: “O Bodhisattva tem este pensamento:
desde os tempos sem começo até o presente, eu e todos os seres vivos
somos irmãos. Todos nós tivemos os mesmos pais e as mesmas mães. Fomos
irmãos uns dos outros. Fomos maridos e esposas uns dos outros." Você me
disse que não acredita e então eu lhe afirmo que isso ocorre porque
você não entende as verdades contidas no Sutra da Guirlanda.
Não é somente o Bodhisattva que vê os seres vivos desta forma. O
Buddha também contempla os seres vivos e sabe que no passado, todos os
homens foram seus pais e todas as mulheres foram suas mães. Porque o
Buddha vê os seres vivos como seus pais e mães, a Bodhisattva Kwan Yin
vê os seres vivos como seus irmãos e irmãs. Como poderia este princípio
ser irracional ? Você não acredita, simplesmente porque não possui este
tipo de sabedoria e conhecimento. Ou talvez seja porque você não tenha
experiência suficiente. Daí porque você seja tão ignorante e cético.
Por que Buddha quer resgatar os seres vivos ? Porque ele
reconhece que todos os homens e mulheres foram no passado seus pais e
mães e agora estão sofrendo nos seis destinos do renascimento. Então ele
quer a todo o custo resgatar seus pais fazendo com que eles escapem do
sofrimento e alcançem a felicidade.
Todos os dias recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Yin, mas
quando Kwan Yin aparece diante de nós não a reconhecemos. É por isso que
eu digo que nossa condição humana é extremamente lamentável. O que eu
quero dizer quando afirmo que não reconhecemos o momento em que a
Bodhisattva Kwan Yin aparece diante de nós ? Este é o nosso grande
teste. Quando recitamos o nome de Kwan Yin devemos aprender a ser como
ela. Kwan Yin possui sublimes votos de grande compaixão, grande bondade e
grande força. Quando recitamos o nome dela também devemos aprender a
ter seus votos de grande bondade, compaixão e força. Não importa quem
nos maltrate, nossa mente deve estar calma. Não importam quantas
maldições lancem contra nós, devemos suportá-las. Não importa quem nos
bata, devemos suportá-lo. Mesmo que alguém viesse para nos matar,
devemos suportar pacientemente e reconhecê-lo como fruto de nosso karma.
Por que temos que reconhecê-lo como nosso karma ? Porque se não
tivéssemos repreendido os outros no passado, os outros não nos
amaldiçoariam agora. Se não tivéssemos atingido outros no passado, eles
certamente não nos bateriam agora. Por que alguém iria querer nos
atingir e nos matar agora? Porque no passado, quando éramos estúpidos e
ignorantes, nós o amaldiçoamos, espancamos e matamos. Do mesmo modo na
vida presente, a situação que outrora aconteceu conosco se repete, e nós
devemos pagar as dívidas acumuladas no passado. Devemos reconhecer
honestamente nossas dívidas de outrora não pagas. Então, uma vez que
essas mesmas dívidas são pagas, podemos ver a Bodhisattva Kwan Yin e
tê-la como nosso parente mais próximo.
Se recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Yin não devemos criticar
outras pessoas, conhecidas ou não. Se nós estamos sempre olhando para
os defeitos dos outros, isso prova que nosso sofrimento não chegou ao
fim. Nós ainda não arrancamos as raízes do sofrimento. Então temos que
reconhecer claramente as situações que ocorrem. Temos que entender
completamente o Dharma. Pessoas que estudam o Buddhadharma tem que ser
capazes de usá-lo. Se não pudermos usá-lo, então não importa quanto
tempo nós o cultivemos, o Buddhadharma apenas permanece ele mesmo e nós
estaremos simplesmente sendo nós mesmos. Mas se soubermos como usá-lo
então nós poderemos nos tornar um com ele, nos tornaremos
inseparavelmente unidos com ele.
A paciência é de extrema importância e você tem que aprender a
agüentar as coisas que normalmente acha insuportáveis. Por exemplo,
talvez você não aceite levar uma bronca, mas se alguém xingar você,
fique feliz com isso. Talvez você não queira ser derrotado, mas se
alguém bate em você, deves ficar ainda mais feliz com isso. Talvez você
não queira morrer, porque a vida é muito preciosa. No entanto, se alguém
quiser matá-lo você deve pensar: “ Esta morte pode livrar-me dos
obstáculos kármicos da vida. Ele é verdadeiramente meu sábio mestre."
Então vocês devem apreciar o Buddhadharma do lado oposto. Para cultivar o
caminho só é possível pelo lado oposto. Simplesmente é uma questão de
aprender a gostar do que você não gosta. No entanto não deves transferir
para as outras pessoas o que você não gosta. Quando estudamos o Budismo
não devemos ir à procura de verdades profundas em lugares altos. Existe
um ditado: “A mente comum é o caminho; a mente correta é o lugar de
cultivo." Devemos ter uma atitude simples ao nos dedicarmos no cultivo
do caminho.
Enquanto recitamos o nome da Bodhisattva Kwan Shi Yin não
devemos cultivar pensamentos de ganância. Não diga: “ Eu espero que ao
recitar o nome da Bodhisattva Kwan Yin eu possa ficar rico.” Isso é
impossível. Você pode ficar rico se não tens nenhuma ambição, mas logo
você se torna ganancioso ao pensar que não vai obter nenhuma riqueza.
Além disso não há necessidade de divulgar para os outros o fato de que
você está recitando o nome da Bodhisattva Kwan Yin e ficar dizendo: “Eu
sou melhor que você porque eu participei de uma sessão de conferencias
sobre Kwan Yin em tal e tal lugar e você nunca foi, e etc..” Quem recita
o nome da Bodhisattva Kwan Yin não abriga tais vãos pensamentos, não
almeja fama ou benefícios, e não busca luxo ou prazer. Recite o nome da
Bodhisattva Kwan Yin com uma mente comum, não abrigando esperanças ou
recompensas. Não seja como as pessoas que recitam o nome de Kwan Yin
enquanto pensam: “ Eu não tenho um filho ainda. Espero que Kwan Yin me
conceda um filho.” Outras pessoas procuram filhas. Alguns rapazes
recitam o nome de Kwan Yin esperando atrair uma bonita namorada. Algumas
garotas procuram um namorado. Isso não é correto. Quando recitamos o
nome da Bodhisattva Kwan Yin devemos varrer de nossa mente todos os
pensamentos inadequados. Devemos nos purificar de pensamentos de
ganância, ignorância e raiva. Não devemos prestar atenção se a roupa que
vestimos é bonita ou não. Se ela nos protege do frio, já é o
suficiente. Não devemos encarar a nossa alimentação diária com gula. Se
você cultiva estes pensamentos vãos, então não recita corretamente o
nome da Bodhisattva Kwan Yin com uma mente verdadeira. Se você recita o
nome de Kwan Yin com uma mente verdadeira, então como poderia se
preocupar com belas roupas ou comida saborosa ? Você deveria ter se
esquecido disso há muito tempo. A única maneira de se tornar uno com a
Bodhisattva Kwan Yin é esquecer tudo isso.
Há um Bodhisattva Kwan Yin dentro da mente de cada ser vivo.
Enquanto recitamos e lembramos a Bodhisattva Kwan Yin, nós estamos
apenas relembrando o Bodhisattva Kwan Yin dentro de nossas mentes.
Alguém pode dizer: “ Eu estou olhando para dentro de minha mente, mas
não posso encontrá-la. Por quê?" Se você realmente não possui uma mente,
então não precisa recitar o nome da Bodhisattva Kwan Yin porque ela não
tem uma mente. Ela não se entrega a todos os pensamentos ociosos e está
totalmente livre de cobiça, ódio e ignorância. Ela não tem necessidade e
nem procura absolutamente nada. O que ela faz é resgatar os seres
vivos. Ela quer que todos os seres vivos se livrem do sofrimento e
alcancem a benção final de seu renascimento junto ao Buddha. O Buddha
unicamente deseja que todos os seres vivos compreendam verdadeiramente o
Dharma e sejam livres de toda a dor."
Fonte: Blogspot Lotus Branco de Kuan Yin
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