segunda-feira, 30 de maio de 2011

SALMO QUE ILUMINA O CORAÇÃO

Cantado há mais de 3 mil anos, o Salmo 23 ou Salmo de Davi, é explicado pelo teólogo e filósofo Leonardo Boff, em seu livro, O Senhor É Meu Pastor.
O Salmo 23 se tornou tão popular, 2º Boff, porque une simplicidade com poesia e mensagem espiritual de forma bem sucedida. "Tudo nele é transparente e comovedor".
E libertador, já que após tantos perigos vêm o alívio e a esperança. O salmo tem como pano de fundo um drama : há o vale tenebroso, da morte, há inimigos, há perseguição. É no contexto dessa situação que Deus comparece como pastor e como hospedeiro. Há também as 2 promessas: o Senhor está conosco e habitaremos a casa Dele por todo o tempo de nossa vida.

O SENHOR É MEU PASTOR  : quando rezamos esse verso, a categoria "pastor" continua nos suscitando poderosas e benfazejas energias. A figura do pastor simboliza cuidado, acolhimento, segurança, confiança. O pastor também representa Deus, que cuida de nós e nunca nos abandona.

NADA ME FALTARÁ : Boff afirma que nessas 3 palavras "se esconde o fundamento da confiança e da entrega incondicional de quem reza a Deus". O sentido direto desta frase : quem se sente sob os cuidados do bom pastor não precisa temer nada. Ele olhará para que nada falte.


SALMO DE DAVI   :    SALMO 23

O SENHOR É O MEU PASTOR. NADA ME FALTARÁ!!


EM VERDES PASTAGENS ME FAZ REPOUSAR;

PARA FONTES TRANQUILAS ME CONDUZ,

E RESTAURA AS MINHAS FORÇAS

ELE ME GUIA POR BONS CAMINHOS

POR CAUSA DO SEU NOME

AINDA QUE EU CAMINHE POR UM VALE TENEBROSO,

NENHUM MAL TEMEREI, PORQUE TÚ ESTÁS COMIGO;

TEU BASTÃO E TEU CAJADO ME DEIXAM TRANQUILA.

DIANTE DE MIM PREPARAS A MESA

À FRENTE DOS MEUS OPRESSORES;

UNGES MINHA CABEÇA COM ÓLEO,

E MINHA TAÇA TRANSBORDA.

SIM, FELICIDADE E AMOR ME ACOMPANHAM

TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA.

MINHA MORADA É A CASA DE DEUS,

POR DIAS SEM FIM.

" O SENHOR É O MEU PASTOR E NADA ME FALTARÁ.


htpp://integracaoholistica.com
Fonte : Revista Bons Fluídos.

"este é o salmo do meu coração, aquele que rezo todos os dias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário