sábado, 21 de maio de 2011

A PERSONALIDADE SEGUNDO A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Você sabe como definir sua própria personalidade? Gostaria de saber como isto é possível? Segundo o “World Pass – Combo Split ‘A’” (*), livro de Susan Stempleski com a colaboração de James R. Morgan, Nancy Douglas e Kristin L. Johannsen,  uma tradição milenar chinesa oferece meios bem simples de autoconhecimento baseados no que os chineses chamam de  ”cinco elementos naturais”.
Em seu livro, Susan diz que a medicina tradicional chinesa nos ensina que existem cinco elementos que atuam como formas ou fontes de energia natural: a madeira, a água, o metal, o fogo e a terra. As pessoas que atuam com esses cinco elementos acreditam que é necessário tentar mantê-los sempre em equilíbrio para conseguir e manter a harmonia e a felicidade em nossas vidas. De acordo com essa tradição, se nós obtivermos energia proveniente de qualquer um deles em graus mais elevados ou abaixo do necessário, poderão ocorrer problemas.
O livro propõe quatro questões a serem respondidas pelo leitor, cada uma delas com várias opções para que o leitor escolha uma como a resposta que considerar mais adequada à sua personalidade. As perguntas são:
  1. Que palavra descreve você melhor? – confiante, tranquilo, orientador, pacífico, sistemático, induzível, otimista, refinado, imprevisível.
  2. Qual destas cores é a sua preferida? – preto, verde, vermelho, amarelo, branco.
  3. Qual destes tipos de alimentos você consome com maior frequência? – vegetais folhosos verdes (alface, colve, etc.), alimentos picantes, salgados, doces, muito ácidos (frutas cítricas, vegetais picantes, etc.).
  4. Qual é a estação do ano que você prefere? – inverno, primavera, verão outono.
Repare que na primeira pergunta pode haver mais de uma resposta que tenha a ver com sua personalidade, mas a opção que deve ser escolhida é a que você achar que tem mais a ver com você. Portanto, a resposta a ser escolhida é aquela que o leitor considerar como a característica mais evidente. Lembre-se também que “confiante” é a pessoa que confia muito nas outras. A pessoa que confia em si mesma é “autoconfiante”.
O livro recomenda que, antes de responder às perguntas, o leitor leia o texto que o leva a entender melhor os “cinco elementos”. Esse texto é uma passagem que descreve cada um dos elementos em detalhes e os efeitos que eles exercem sobre a personalidade e o comportamento de cada pessoa.
A água
Segundo o texto, a água é representada pela cor preta e representa a calma na natureza que costuma ocorrer durante o inverno. Tal como essa estação, a energia da água é associada à reflexão e à conversação silenciosa e ao armazenamento de energia e força.
De acordo com a tradição, pessoas cujo elemento natural dominante é a água preferem alimentos salgados e tendem a ser pacíficas e introspectivas, apesar de às vezes demonstrarem ser resistentes a mudanças. São pessoas que valorizam a privacidade e raramente compartilham seus pensamentos pessoais e sentimentos.
A madeira
Esse elemento é representado pela cor verde e representa o renascimento da primavera. A energia da madeira é associada à juventude, à expansão, à disposição de fazer planos e de tomar decisões. Pessoas cujo elemento dominante é a madeira preferem alimentos de sabor azedo, tendem a ser induzidas, mas ao mesmo tempo costumam ser autoconfiantes e algumas vezes são argumentativas e difíceis de serem convencidas.
São pessoas idealistas, acreditam que há sempre um “jeito certo” de se fazer as coisas. Porém, demonstram também ser altamente compreensivas, ajudam outras pessoas sempre que estas necessitam e que lhes é possível e se sentem felizes por poder prestar ajuda.
Pessoas com pouca ou nenhuma energia proveniente do elemento madeira tendem a ter dificuldades em formar suas próprias opiniões e são facilmente persuadidas por outros.
O fogo
Este elemento é relacionado à cor vermelha e ao verão. A energia do fogo é associada à abertura e à abundância, bem como a emoções fortes como o amor e a alegria.
Pessoas cujo elemento dominante é o fogo preferem alimentos amargos, tendem a ser otimistas, enérgicas e imprevisíveis.  Às vezes demonstram opiniões fortes e são, por natureza, pessoas que se arriscam. São também pessoas que se apaixonam fortemente e gostam de coisas excitantes e de mudanças constantes. Porém, como o próprio fogo, podem também ser destrutivas e, mesmo quando não querem, ofender outras pessoas devido ao seu temperamento, que geralmente é do tipo popularmente conhecido como “pavio curto”.
Por ouro lado, pessoas com pouca ou nenhuma energia do fogo procuram se preocupar excessivamente e têm pouca confiança em si mesmas.
A Terra
O elemento terra é representado pela cor amarela e está relacionado ao período final do verão, considerando que esse é um período de bem estar, quando todas as coisas tendem a se manter em equilíbrio. Pessoas cujo elemento dominante é a terra têm preferência por alimentos doces, gostam de colecionar coisas e de decorar quartos, salas, etc. Raramente mudam de pensamento, também raramente se aborrecem e frequentemente projetam uma imagem de conforto e estabilidade.
são pessoas fáceis de se lidar ou conviver, fáceis de serem convencidas por outras em muitas situações e, ao mesmo tempo, costuma ser superprotetoras de crianças e, não raramente, de outros adultos. Por outro lado, tendem a ignorar conselhos e opiniões de outros e raramente cumprem suas promessas.
O metal
O metal é representado pela cor branca e está relacionado ao outono por ser o tempo em que costumamos selecionar as coisas que nos parecem essenciais e as armazenamos para nos preparamos para o inverno. É o que fazem as formigas e outros seres vivos que costumam se abrigar abaixo da superfície da terra.
Pessoas cujo elemento dominante é o metal tendem a preferir alimentos picantes e a ser sistemáticas e refinadas, mas são algumas vezes vistas por outras pessoas como alguém “distante”, que dificilmente se insere num grupo de pessoas numa festa, num encontro entre amigos, etc. No local de trabalho, costumam ser as pessoas que apresentam melhor desempenho e gostam de estar em ambientes organizados. Apesar disto, têm dificuldades em tomar decisões rápidas e expressar seus sentimentos.
Também gostam de espaços limpos e amplos e de coisa simples. Quando estão em ambientes pouco espaçosos ou muito decorados, sentem-se desconfortáveis.
—————-
De acordo com essa filosofia, não existe uma pessoa com apenas um elemento natural como característica. Ela nos ensina que cada um de nós tem vários ou todos os elementos, mas um deles se destaca com maior evidência.  Baseado na tradicional e milenar medicina chinesa descrita no livro de Susan Stempleski, qual seria o elemento natural dominante em você? A água, a madeira, o fogo, a terra ou o metal?


Autor: Elias Alves 

Fonte : blig.ig.com.br/ebomsaber 

Nenhum comentário:

Postar um comentário