terça-feira, 10 de maio de 2011

COMO FUNCIONAM OS ÓRGÃOS YANG - MEDICINA CHINESA

 
 
por Bill Schoenbart e Ellen Shefi - traduzido por HowStuffWorks Brasil

 
 
Os órgão yang, ou órgãos ocos (fu), separam as substâncias impuras dos alimentos e as excretam para fora do corpo como dejetos. Os seis órgãos yang são o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso, a bexiga, a vesícula biliar e o "triplo aquecedor".

A teoria oriental tradicional dos órgãos foi desenvolvida durante a época de Confúcio (559-479 a.C.), quando era considerado uma violação da santidade da vida executar dissecações.
Em vez de usar intervenções cirúrgicas, os taoístas desenvolveram a sua compreensão da fisiologia humana baseados em observações cuidadosas de como o corpo funciona.
Por esta razão, a teoria da medicina chinesa tende a focar mais a relação de um órgão com o outro. Cada órgão yang está ligado com um órgão yin: por exemplo, o baço e o estômago trabalham juntos durante o processo digestivo. Embora nesta aproximação se encontrem algumas analogias à compreensão ocidental dos órgãos internos, é importante ver a tradição oriental em suas próprias condições.

Consute a próxima página para aprender sobre o papel do estômago, intestino delgado e intestino grosso na Medicina Tradicional Chinesa.
Para saber mais sobre Medicina Tradicional Chinesa, tratamento, curas, crenças e outros tópicos interessantes, veja os links a seguir.
Estes dados servem apenas para fins de informação. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE FORNECER ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substitui a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de se submeter a qualquer tratamento, o leitor deve procurar atendimento médico ou de outro profissional da área da saúde.
 
 
 

Estômago, intestino delgado e intestino grosso

O estômago (wei), intestino delgado (xiao chang) e intestino grosso (da chang) trabalham juntos durante o processo digestivo. Cada um desses órgãos yang está ligado com um órgão yin e cada um deles é essencial para o equilíbrio e boa saúde.

Estômago (Wei)

O estômago está ligado ao baço. Ele representa o início do processo digestivo e seu funcionamento age como um complemento yang à função yin do baço. Os sintomas de disfunção do estômago incluem apetite excessivo ou prejudicado, náusea, vômito, sede excessiva ou insuficiente e feridas na boca.


O estômago é responsável pelo recebimento e maturação dos alimentos. O estômago funciona como um caldeirão preparando o alimento através da "decomposição e maturação" para a extração de sua essência realizada pelo baço. Considerando que o "compartimento médio" está ligado ao baço, seu funcionamento é essencial para a saúde e vitalidade.

O estômago controla a digestão dos alimentos e da água. Se o estômago encontra-se débil em sua habilidade de preparar os alimentos para a digestão, o baço fica incapaz de criar qi e sangue suficiente, levando ao enfraquecimento ou desequilíbrio de outros órgãos. O estômago também inicia o processo de "separação do que é puro e do que é impuro". Ele envia a essência pura dos alimentos e fluidos progressivamente para o órgão yin seguinte para armazenamento e transformação; os dejetos impuros são enviados para o órgão yang seguinte para posterior processamento ou eliminação pelo corpo.
Como funcionam os órgãos yang - estômago, intestino delgado, intestino grosso
Na Medicina Tradicional Chinesa, considera-se que
os temperos quentes superaquecem o estômago
O qi estômago movimenta-se para baixo. Quando o qi estômago funciona apropriadamente, ele tem um movimento para baixo. Após o estômago separar a essência pura e transferi-la para o baço, o alimento (digerido), "decomposto e maturado" é enviado ao intestino delgado para processamento posterior.
Se a energia para baixo é todavia interrompida, o qi estômago se movimenta para cima. Conhecido como um qi estomacal rebelde, esse movimento para cima produz sintomas como náusea, vômito, arrotos, soluço e regurgitação (também chamado de refluxo, no Ocidente). O estômago gosta de umidade e rejeita secura. Considerando que o estômago é um órgão yang, tende a aquecer demais quando está fora de equilíbrio.
A manutenção de uma atmosfera úmida com fluidos suficientes no estômago ajuda a evitar nele a deficiência de yin. Isso pode ser causado pelo abuso de álcool, tempero excessivo e alimentos secos (como pipoca, pão, bolachas e frutas secas) que são consumidas sem fluidos.

Intestino delgado (Xiao Chang)

O intestino delgado está ligado ao coração através de uma relação yin/yang. Os sintomas de desequilíbrio no intestino delgado são dor na parte inferior do abdômen, inchaço, indigestão, gases, diarréia, sensação de queimação ao urinar ou urina escura e a presença de sangue nela.

O intestino delgado separa os aspectos claros e escuros dos alimentos e produz urina. Após o estômago separar a essência pura e transferi-la para o baço, ele envia o resto do alimento para o intestino delgado, onde o processo seguinte tem lugar. O baço mais uma vez recebe o aspecto "claro" do alimento digerido (os nutrientes), enquanto a parte "escura" (a sobra) é enviada para o intestino grosso.
Após o processamento do alimento, qualquer impureza remanescente é enviada para os rins e bexiga, onde são excretados como urina.

Intestino grosso (Da Chang)


O intestino grosso continua o processo de digestão: ele recebe as sobras, absorve os fluidos e excreta as fezes. Ele está ligado aos rins. Desordens do intestino grosso podem levar a constipação, diarréia, ou dor na parte inferior do abdômen.

O intestino grosso joga o qi escuro e as sobras para fora do corpo. Após receber o material dispensado pelo intestino delgado, o intestino grosso é o estágio final do processo de digestão do alimento. Os produtos finais resultantes da digestão são transformados em excrementos e expulsos do corpo.
O intestino grosso controla os fluidos do corpo. Sendo o estágio final do metabolismo fluídico, o intestino grosso absorve a água dos produtos da digestão enquanto forma os excrementos. Uma interrupção nesta função pode conduzir a diarréia (muito fluido) ou constipação (fluido insuficiente).

Consute a próxima página para aprender sobre o papel da bexiga, vesícula biliar, "triplo aquecedor" e "órgãos especiais" na Medicina Tradicional Chinesa.
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Bexiga, vesícula biliar, triplo-aquecedor e órgãos especiais

A bexiga (pang guang), vesícula biliar (dan), triplo-aquecedor (san jiao) e os órgãos especiais são o segundo grupo dos órgãos yang na Medicina Tradicional Chinesa. Como o primeiro grupo, esses órgãos contribuem no processo digestivo. Considera-se que alguns desses órgãos, como a vesícula biliar, também influem nas emoções e na personalidade.

Bexiga (Pang Guang)


O papel da bexiga é o de armazenar e eliminar a urina periodicamente. Ela está ligada aos rins. Os sintomas de disfunção da bexiga incluem dificuldades ao urinar como sensação de ardência, dor, presença de sangue na urina e incontinência.
A bexiga recebe e excreta a urina.
Depois de receber os dejetos dos pulmões, intestino delgado e intestino grosso, os rins absorvem os últimos nutrientes. Os dejetos são enviados à bexiga, onde são armazenados até serem excretados pelo sistema urinário.

Vesícula biliar (Dan)


A vesícula biliar está ligada ao fígado; uma disfunção no fígado afeta a vesícula biliar e vice-versa. Disfunções na vesícula biliar podem produzir sintomas como dor intercostal (dor entre as costelas), fúria, decisões apressadas, timidez, problemas digestivos e perturbações emocionais.

A vesícula biliar armazena e libera bílis. O fígado produz a bílis e a vesícula biliar a armazena. Quando você come algo que tenha gordura, a vesícula biliar contrai e libera bílis no intestino delgado para ajudar na digestão.
O consumo exagerado de alimentos gordurosos pode afetar adversamente o funcionamento do fígado e da vesícula biliar. A vesícula biliar rege decisões. Dizem que uma pessoa tímida, indecisa, possui uma vesícula biliar débil. Uma pessoa que age impulsivamente ou com fúria descontrolada, por outro lado, poderia estar sofrendo de uma condição de yang em excesso na vesícula biliar.

Triplo-aquecedor (San Jiao)


O triplo-aquecedor não é um órgão per se, mas um agrupamento de órgãos com função e localização. O triplo-aquecedor está ligado ao pericárdio em uma relação yin/yang. A função primária dos órgãos do triplo-aquecedor está relacionada com o metabolismo da água e estão agrupados como se segue:

compartimento superior
: englobando o coração e os pulmões, o compartimento superior é descrito como um "fogo" ou "vapor". Ele dispersa a essência e o qi dos alimentos através do corpo. As doenças atacam este compartimento primeiro, avançando então para os compartimentos médio e inferior;


compartimento médio
: o baço e o estômago trabalham em conjunto com o compartimento médio, atuando como uma "espuma". O metabolismo neste compartimento envolve a transformação dos alimentos e da água em uma pasta digerível. Os distúrbios no processo digestivo são freqüentemente descritos como um desequilíbrio no compartimento médio;


compartimento inferior: o compartimento inferior cerca os órgãos abaixo do umbigo: os intestinos, rins e bexiga. Ele é considerado um "pântano", pois funciona como o sistema de esgoto do corpo, excretando as sobras.

Os órgãos extraordinários ou "especiais"

Os órgãos especiais são assim denominados porque a existência deles pode ser confirmada através da observação, entretanto, eles não se enquadram em nenhuma categoria particular. Eles são a medula, ossos, vasos sanguíneos, cérebro, útero e vesícula biliar.
Ainda que a vesícula biliar seja classificada como um órgão yang, ela é considerada também como um órgão especial, pois é o único órgão yang que armazena uma substância vital (bílis). A medula é uma essência vital armazenada pelos rins. Ela está relacionada ao crescimento, desenvolvimento e nutrição do cérebro. As funções dos outros órgãos são análogas às suas contrapartes ocidentais.
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SOBRE OS AUTORES:
Bill Schoenbart é acupunturista e fitoterapeuta licenciado e possui especialização em Medicina Chinesa. Ele é editor de The Way of Chinese Herbs e de Biomagnetic and Herbal Therapy.
Ellen Shefi é licenciada em técnica de massagem, acupuntura e nutricionista registrada. Ela é membro da Associação Americana de Acupuntura e Medicina Oriental (American Association of Acupuncture and Oriental Medicine), Associação Fitoterápica Americana (American Herb Association) e da Associação de Acupuntura de Oregon (Oregon Acupuncture Association).
    Estes dados servem apenas para fins de informação. ELES NÃO TÊM O OBJETIVO DE FORNECER ORIENTAÇÃO MÉDICA. Nem os editores de Consumer Guide (R), Publications International, Ltd., nem o autor e nem a editora se responsabilizam por quaisquer conseqüências possíveis oriundas de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar, ação ou aplicação de medicação resultante da leitura ou aplicação das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e não substitui a orientação de seu médico ou de outros profissionais da área médica. Antes de adotar qualquer tratamento, o leitor deve pedir orientação ao seu médico ou a outro profissional da área médica.

    fonte : htpp://saude.hsw.uol.com.br
     

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