sábado, 28 de maio de 2011

FENG SHUI - BRILHO E ADIÇÃO DE OBJETOS BRILHANTES





CRISTAIS

Cristais esféricos multifacetados são usados para ajustar a direção do fluxo do chi. A bola de cristal assume um fluxo linear e o espalha para todas as direções. Quando o ling ou mau carma ou o chi negativo bate na bola de cristal, não é possível saber se a má influência entrou ou se ela foi corrigida. Os cristais podem ajudar a melhorar a eficácia da visualização ao refletirem a luz espiritual, a luz do sol, a luz da deidade, de seu coração ou simplesmente a luz universal. Muitas vezes é possível substituir um espelho ou sino dos ventos  por um cristal. Coloque cristais em lugares como vestíbulos ou ao longo do alinhamento de três ou mais “portas que furam o coração”, bem como acima do lugar onde se senta ou em um lugar de impacto negativo, como entre uma porta para um banheiro e sua cama. Uma bola de cristal (pendurada no espelho retrovisor do carro) também pode ter seu papel fortalecido para dar segurança e calma.


LUZES

Essa classe de solução ou aliado envolve o sentido da visão. Luzes estão entre os instrumentos mais poderosos do Feng Shui, porque a visão é fundamental para a experiência sensorial. Em geral, podemos melhorar um ambiente iluminando-o. Geralmente ao usarmos luzes, sua iluminação potencial é muito mais importante do que a iluminação em si. Se usarmos um ou nove spots no teto para ajustar uma posição hsun que esteja faltando, a luz não precisa ficar ligada o tempo todo; algumas horas à noite são suficientes.


ILUMINAÇÃO EXTERNA

Luzes no chão, como spots para iluminar o telhado ou a área acima da porta frontal, podem ser uma maneira eficaz de elevar o chi de uma casa.
Spots voltados para o telhado iluminando o ápice central também é um método potente de aumentar o chi de uma moradia.
Luzes podem ser colocadas no terreno de uma casa para equilibrar sua forma. Ou, se a casa fica abaixo do nível da rua, um spot com o facho para trás a partir do lado do declive para a parte mais elevada do edifício aumentará o chi. Se é impossível iluminar, podemos usar três grandes mastros de bandeira ou plantar nove bambus.
Para uma “casa com formato de lata de lixo” podemos colocar spots na frente da casa ou nos fundos para aumentar a possibilidade de receber coisas boas.
Podemos equilibrar uma casa com um spot acima da porta frontal. Luzes em cada lado da porta frontal podem atuar como guardiões. Luzes com sensor de movimento, cada vez mais usadas em iluminação de exteriores, também podem ser usadas com grande eficácia para aumentar a visibilidade de uma área interna.
Uma luz brilhante que acende automaticamente quando entramos em uma área que possui visibilidade limitada estimula o pensamento convincente. A luz brilhante também cria uma sensação de espaço.


ESPELHOS

Os espelhos são chamados de “aspirina do Feng Shui”. Os espelhos controlam, criam espaço, neutralizam fatores negativos e permitem que coisas boas – como uma bela vista – entrem.
Espelhos podem beneficiar uma área da seguinte maneira :

1)    Neutralizando ou cancelando uma má influência. Se quando entramos em uma casa temos a sensação de pressão, aperto ou escuridão, um espelho na parede em frente da entrada pode aliviar e remover a influência indesejada. Ou se a quina de um telhado apontar para sua cama, um espelho na parede exterior do lado de fora da casa.

2)    Eliminando o mau chi. Espelhos podem alterar o chi aumentando o domínio da visão, chamando atenção para nós, direcionando nosso chi para que o espelho o estimule ou fazendo desaparecer de vista um ponto agudo, que foca o mau chi para nossa direção.

3)    Atraindo ou trazendo o chi auspicioso. Espelhos podem ser usados para fixar, atrair ou puxar uma energia positiva do exterior da casa. Em uma parede oposta a uma vista bonita coloque um espelho. O que veremos no espelho será a bela vista. Fixar a vista de um lindo oceano na linha de nossa visão pode estimular nossa capacidade de pensar ou escrever. Se não pudermos ver a rua da porta da frente, espelhos podem descortinar esta vista por uma janela e permitir que evitemos de perder oportunidades.

4)    Permitindo o fluxo de chi. Se houver uma porta que nunca é aberta, ou alguma que deixamos fechada, ela é chamada de “porta morta”. Talvez em um cômodo com quatro portas quiséssemos desativar duas delas. Se colocarmos espelhos nessas portas o chi fluirá por elas e não ficará bloqueado. Os espelhos dessa forma podem impedir o chi estagnado, permitindo que o chi circule suavemente. Mesmo um espelho relativamente pequeno dissipa a sensação ruim provocada por chi emperrado.

5)    Dividindo. Às vezes espelhos podem dividir o aspecto visual de uma má situação, como uma árvore muito próxima da entrada da casa, criando um efeito dissipador. Se um edifício grande próximo é quebrado visualmente em duas ou mais imagens em um espelho, a influência de seu chi negativo opressivo é substancialmente reduzida.

6)    Expandindo. Espelhos criam uma sensação de espaço. Por essa razão, se um espelho é colocado em uma parede onde está faltando uma área do trigrama, ele pode ter o efeito de preencher o que está faltando e assim completar e expandir esse espaço.

7)    Invertendo uma imagem. Inverter uma imagem é uma maneira de minimizar sua força. Um espelho convexo pode ser usado para reduzir a sensação de pressão de um edifício grande ou um impacto visual ameaçador. Se edifícios altos avultam à direita e à esquerda, criando a sensação de estarmos em um vale, inverter a imagem dos edifícios de cada lado reduz simbolicamente sua influência.

8)    Refletindo. Se o chi é direcionado de uma forma muito vigorosa para sua casa, como quando a perna de uma encruzilhada em forma de T está virada para sua casa, ou uma rua vem em sua direção como uma flecha ou um pequeno vazio entre dois edifícios alinha-se com sua casa, ou a cumeeira do telhado ou a parte lateral de um edifício estão voltados para você, um espelho pode refletir a influência. Podemos pendurar um espelho ba-guá, um espelho rodeado pela seqüência do trigrama chyan situe-se na parte inferior. Faça o espelho atuar como uma espada, cortando e superando a influência negativa.

9)    Rejeitando. Se uma força abrupta ou outras influências problemáticas são vistas no espelho, ele pode superar esse tipo de influência rejeitando-a ou dispersando-a.

10)                      Fortalecendo. Por exemplo, quando pessoas bate4m na        campainha da porta de entrada, se você puder olhar para baixo de um piso mais alto e ver em um espelho quem está batendo, o espelho estará sendo usado para fortalecê-lo, aumentando sua área de visão.

11)                      Mostrando movimento. O efeito de sombras refletidas se movendo traz o ciclo natural do dia para uma casa. É uma forma de revigorar um interior captando o movimento solar e refletindo para o interior da casa as variações de nuvens, árvores balançando com o vento, luz da lua ou outras forças naturais.

12)                      Outras. No Feng Shui do Chapéu Negro, não se evita espelhos no dormitório. Um grande espelho redondo atrás da cabeceira da cama pode relaxar os olhos, dispersar a tensão e ajudar a melhorar o casamento. Juntamente com um espelho próximo ao pé da cama, um infinito desdobramento da imagem no espelho pode instilar uma sensação de alegre expansão, perfeição e desenvolvimento. Espelhos também podem ser colocados à direita e à esquerda da cama. Esse mesmo princípio também pode ser usado em um escritório.


Um pequeno espelho arredondado de um lado pode ser fixado ao teto acima do lugar onde você se senta ou deita para estimular o chi, revigorando os processos mentais. Um espelho semelhante pode ser colocado no teto, sobre uma toalete, se a toalete estiver em uma posição problemática no trigrama, como na posição hsun ou no centro de uma casa e pode fortalecer seu papel visando impedir que sua riqueza seja dilapidada.


integracaoholistica.blogspot.com
Fonte : Livro - O Guia Moderno do Feng Shui, Steven Post
Imagem : Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário