VOCÊ É YIN OU YANG ?
Essas duas energias opostas e complementares, que estão presentes em tudo o que existe no Universo, segundo a filosofia chinesa também definem sua personalidade.
Observe a natureza. O vento, por exemplo, pode ser suave como uma brisa ou implacável como um vendaval. O mar às vezes se mostra plácido, com águas transparentes, e em outras situações turbulento e turvo. A nossa volta, tudo o que existe apresenta dois pólos, opostos e complementares : dia e noite, claro e escuro, frio e calor, movimento e inércia.
Segundo o Taoísmo, são expressões das energias yin e yang, que interagem em todo o Universo.
Para a filosofia taoísta (que deu origem à medicina chinesa, ao tai chi chuan, à acupuntura e ao feng shui, conhecimentos que ajudam a equilibrar corpo, mente e casa) o mesmo fenômeno das polaridades está explícito no ser humano.
Algumas pessoas são extrovertidas e calorosas, outras retraídas e introspectivas. Em certos momentos estamos tranqüilos, em outros agitados. Em uma semana, achamos que cada coisa tem seu tempo e, na outra, queremos tudo na hora.
A teoria do yin e yang, e sua presença em maior ou menos grau em cada personalidade, explica as diferenças de temperamento e determina a maneira como cada um percebe a realidade e expressa o que sente e pensa.
A polaridade entre yin e yang exprime ainda a relação entre masculino e feminino, atividade e repouso, positivo e negativo e por aí vai. Esse princípio de ordem universal, regente das estrelas às microscópicas células, está sintetizado no símbolo do Tao. No círculo, o lado branco é yin, mas contém a semente do yang, representado pelo círculo preto. O lado preto é yang, mas também contém o yin.
ENERGIA EM MOVIMENTO
O yang está relacionado a energia masculina, calor, expansão, movimento, atividade e brilho, e o yin diz respeito a energia feminina, frio, retração, repouso e escuridão. Mas nem por isso os homens são necessariamente yang, e as mulheres, yin : as energias estão presentes nos dois sexos, em maior ou menor grau, segundo cada pessoa.
É o predomínio de uma dessas energias vitais que define o temperamento inato de cada pessoa. O tipo yang tende a ser extrovertido, transborda vitalidade e valoriza a ação, enquanto o yin, mas introspectivo e sensível, se volta ao mundo dos pensamentos e das idéias.
Embora cada pessoa exiba uma ênfase numa dessas forças, os especialistas afirmam que ninguém é yin ou yang o tempo todo. “Há momentos em que estamos ativos, alegres e dispostos. Em outros, queremos tranqüilidade ou, ainda, somos capturados por tristeza e falta de ânimo. Isso é natural porque a energia é dinâmica”, explica o médico Marcius Mattos Ribeiro Luz, acupunturista e prof da Unifesp.
“Esse movimento energético permite que possamos lidar com alguma característica que nos desagrade ou mesmo nos esforçamos para modificá – la”, completa o médico e prof de medicina chinesa Jou Eel Jia, o Instituto Brasileiro de Pesquisa Holística, de São Paulo.
Nem sempre permanecemos yin ou yang por toda a vida. Educação, formação escolar e cultural e meio ambiente influenciam os traços psicológicos originais. “Alguém que nasceu para a liderança, característica yang, tem possibilidade de se tornar yin, tímido e pacato, sob influência de pais severos e repressores”, exemplifica Ysao Yamamura, chefe do setor de medicina chinesa da Unifesp.
FALTA OU EXCESSO
O perfil de cada pessoa muda diariamente segundo o estilo de vida, atividade física, fatores emocionais e ambientais, tipo de alimentação, etc. Assim, apesar de nossa constituição, por exemplo, ser mais yang, hoje podemos estar mais yin e daqui a um dia, uma semana, um mês mais yang.
Quando se diz que alguém está muito yin ou muito yang, isso traduz o excesso dessa energia. É o que acontece durante a adolescência, quando a ebulição hormonal desencadeia um aumento natural do yang. Em geral, porém, quando uma energia prevalece sobre a outra, surge o que a medicina chinesa classifica como falso yin ou falso yang. “Típico da menopausa, quando a interrupção da menstruação enfraquece a energia yin. Como resultado, a mulher sente calores, uma reação causada pelo excesso de yang e falta de yin”, explica o clínico geral especializado em medicina chinesa Marcelo Jovchelevich, de São Paulo.
Além das alterações físicas, as situações de falso yin ou yang afetam as emoções. “Quando estamos numa fase exageradamente yang, nos sentimos irritados, ansiosos, impacientes e até mais predispostos a brigas e conflitos”, diz o especialista em medicina chinesa Norvan Martino Leite, do Com-Ciência – Instituto Médico de Ciência Humanista Oriental, de São Paulo. Ao perceber essa predominância, a sabedoria está em procurar esfriar o ânimo, relaxar e adotar uma postura mais yin.
“Todo tipo de excesso – alimentar, de medicamentos, trabalho ou mesmo de atividade física – prejudica o balanço de yin e yang. A melhor maneira de manter essas energias em harmonia é descansar, adotar uma dieta balanceada e praticar exercícios na medida”, recomenda Marcius Ribeiro Luz. “Dedicar-se a atividades prazerosas também ajuda a compensar a energia que pode estar em falta”, completa Jon Eel Jia.
PREDOMÍNIO DO YIN
A energia mais atuante em você – ou seja, a que caracteriza sua personalidade ou, pelo menos, a fase que está vivendo – tem como atributos a suavidade, a sensibilidade e a passividade. Você é uma pessoa sensível, flexível, aberta, imaginativa e dispõe de talentos criativos e artísticos. No trato diário, atributos como solicitude, tolerância e gentileza conquistam os outros e abrem portas e oportunidades. Com uma índole mais tímida e retraída, você tende a ser alguém fechado ou pode estar passando por momentos de introspecção a fim de reunir forças para dar impulso a seus projetos.
No geral, pode se sentir inativo, letárgico, sem iniciativa, confuso em relação a seu real valor ou, ainda, com dificuldade para estabelecer metas. No corpo, o excesso de yin se traduz em sintomas como sensação de esgotamento ou de frio, suscetibilidade a gripes e resfriados, preguiça e dificuldade para sair da cama pela manhã.
COMO EQUILIBRAR A ENERGIA YIN: para amenizar o excesso de energia yin e estimular o fluxo da força yin, o especialista em medicina chinesa Norvan Martino Leite sugere meditação, alimentação e prática de exercícios. Na hora de escolher uma atividade física, opte por aquelas que estimulem a concentração e coloquem ênfase nos movimentos, como tai chi chuan, qi gong, lian gong e ioga. Coma mais carne vermelha e incorpore à dieta verduras amargas (como chicória e escarola), berinjela, couve-flor e condimentos que aquecem, como gengibre, pimentas e mostarda, entre outros. Inclua a meditação, durante cinco minutos, pelo menos, em sua rotina diária; ela ajuda a acalmar e disciplinar a mente.
PREDOMÍNIO DO YANG
Sua personalidade, ou pelo menos a fase que está vivendo, é acentuadamente yang : ativa, dinâmica e expansiva.
Você tem uma mente ágil, precisa e bastante facilidade para focalizar metas. Com o pensamento lógico e racional, sabe dar a dimensão aos fatos, equilibrando a visão do todo com atenção aos detalhes. Sente necessidades de estar sempre em movimento e costuma ser impaciente frente a pessoas com um ritmo mais lento que o seu.
Neste momento, você pode estar sentindo um furacão em termos físicos ou emocionais.
Cheio de energia para lidar com as tarefas do cotidiano e dar impulso a todos os seus projetos, também tende a querer impor sua opinião e a atropelar quem obstrua seu caminho.
No corpo, o excesso de yang, a longo prazo, pode produzir tensão muscular, insônia, dores de cabeça e dificuldade para descontrair ou relaxar.
COMO EQUILIBRAR A ENERGIA YANG: meditação, alimentação e exercícios ajudam a atenuar o excesso de energia yang e restaurar a yin, em deficiência, diz o especialista em medicina chinesa Norvan Martino Leite. Opte por atividade físicas que permitam descarregar a energia e aliviar a tensão, a exemplo de corrida, ginástica aeróbica, artes marciais e esportes como natação, vôlei e atletismo.
Acrescente à dieta alimentos que equilibram a energia yang : peixes e frutos do mar, carne de porco, grãos, como feijão, lentilhas, ervilhas e grão de bico, e vegetais, como repolho, nabo e pepino. Meditar pelo menos cinco minutos por dia ajuda você a se centrar e acalmar a mente.
EQUILÍBRIO DE YIN E YANG
Você consegue balancear em sua personalidade, ou neste momento de sua vida, as duas energias, que compõem tudo o que existe no Universo e ao mesmo tempo se opõem e se complementam. Mesmo que uma ou outra energia naturalmente esteja mais acentuada durante determinada fase, até mesmo certas situações do cotidiano exigem atitudes mais yin, suaves e pacientes, ou yang, enérgicas e decididas, as duas forças tendem a ter o mesmo peso em você.
integracaoholistica.blogspot.com
TEXTO : Fanny Zygband e Wilson F.D. Weifl
Fonte : Revista Bons Fluídos
Nenhum comentário:
Postar um comentário