sábado, 23 de abril de 2011

A SIMBOLOGIA DA GORDURA LOCALIZADA




Há teorias que exaltam a má postura como uma das responsáveis pela gordura localizada no abdome. A Associação Brasileira de Rolfistas argumenta que, quando você se senta de forma errada, os músculos das costas são exageradamente tensionados e os tecidos do abdome pouco solicitados, provocando a flacidez na barriga.  Efetivamente, uma boa postura faz com que a força da gravidade se distribua harmoniosamente pelos músculos e tendões, facilitando a circulação sanguínea e o desaparecimento de eventuais dores pelo corpo.
ROLFING, OU INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL, é um método de educação corporal criado pela cientista americana IDA ROLF, Ph.D em bioquímica e fisiologia pela Universidade de Colúmbia, Estados Unidos. Faleceu em 1979 deixando no Colorado o Rolfing Institute, cuja técnica é ensinada no mundo inteiro.



A integração estrutural é tão importante para a saúde e beleza do corpo quanto a reeducação postural global, mais conhecida como RPG, que também trabalha a correção da postura com movimentos e massagens, devolvendo ao indivíduo a consciência de seu corpo e seu consequente equilíbrio corporal e emocional.
Há teóricos que afirmam que a gordura localizada revela predisposição hereditária e hormonal, e que a única forma de resolver o problema é através de uma dieta rigorosa, exercícios físicos e massagens. Realmente, a ginástica, a musculação, as massagens e as dietas especiais eliminam as gordurinhas indesejáveis de certas partes do corpo, mas, se a pessoa interromper o processo de queima por meio desses métodos, as gorduras se acumularão de novo em 3 meses aproximadamente.

Muitos cirurgiões plásticos afirmam que uma lipoescultura intervém melhor em locais do corpo que exercícios físicos não atingem satisfatoriamente, mas com o inconveniente de a pessoa ter de manter uma dieta regular para retardar o breve retorno das "amigas" gordurinhas localizadas.
Remédios "milagrosos" e cosméticos "revolucionários" surgem a cada dia, cada qual com seu marketing envolvente tentando provar sua eficácia. Não obstante, a gordura insistem em visitar aqueles corpos elegantes, que malham ou fazem todo tipo de dieta e aplicam gel redutor, conforme ensinam as revistas especializadas.

O que fazer, então, para se ver livre desse transtorno?
Em primeiro lugar, leia novamente a seção "Simbologia da obesidade" (está neste blog também) e depois volte para este tópico para aprender o que significa, psicologicamente, cada parte de seu corpo e o que seu inconsciente está querendo lhe dizer através da gordura localizada.

Ah! Você já voltou? Ótimo, então vamos conhecer os segredos de seu coração, examinando suas gordurinhas e, depois, aprender como modificar essas regiões mudando certos padrões mentais.



PAPEIRA

A papeira debaixo do queixo é uma característica de pessoas que têm ojeriza por críticas e sentem-se carentes e agressivos quando lhes apontam algum defeito. Elas procuram fazer tudo certinho para não serem criticadas, pois sentem insegurança.

Se você tem papeira, quanto mais reagir contra as críticas, tanto mais sua papeira aumentará, mostrando-lhe o quanto você "guarda no papo" suas verdadeiras opiniões e sentimentos contra quem não reconhece seus atos ou seja, suas críticas também.
Saia dessa posição de vítima e aceite com docilidade e bom humor seus opositores!  Afinal, a cada falha apontada revela-se uma oportunidade de nos aperfeiçoarmos em nossa vida, tornando-nos mais humildes e, consequentemente, mais humanos e queridos.

Como disse Jesus : "Aquele que se exalta será humilhado e aquele que se humilha será exaltado".


BRAÇOS

Muitas mulheres reclamam de braços gordos e flácidos. Tentam resolver esse problema de várias maneiras : recorrem às ginásticas, às massagens, passam cremes, tudo sem conseguir resultados favoráveis. Desanimadas, convencem-se de que o problema é "a idade", ou "hereditário". Partindo desse pressuposto, passam a viver com os braços escondidos sob vestimentas que disfarçam o excesso de gordura.
Essa é uma das preocupações da estética feminina que pode ser resolvida através da linguagem do corpo.

Afinal, o que será que essa gordurinha está querendo lhe dizer instalando-se seu seu braço?
Pois bem, os braços simbolizam suas conquistas, suas ambições, seus afetos, a busca do amor e do trabalho realizador. Quando essas pretendidas realizações são frustradas ou limitadas por alguém ou alguma situação, instintivamente surge um sentimento de raiva. Raiva por não ter conquistado algo ou alguém, raiva por estarem negando amor a você, ou raiva por não estar se realizando em algum trabalho. 

A gordura simboliza a energia parada e não utilizada. Se você não se expressa corretamente na busca de seus ideais ou está acomodada numa situação de carência afetiva, acaba adquirindo muitas gorduras nos braços. É o recado que seu corpo lhe manda para que você entenda que deve soltar as pessoas, desprender-se de seu orgulho e descruzar os braços, buscando ativamente seus objetivos sem esperar pela ajuda de quem quer que seja e muito menos querer controlar aquele a quem você diz amar.
Por mais que você refute a acusação de que controla alguém, seja sincera para consigo mesma e analise seu próprio comportamento quando se sente desprezada ou mal amada.
Veja o quanto você segura alguém ou sua própria família com opiniões opostas às de seus familiares, coloca-se em posição de vítima em seu coração e se mantém acomodada nessa insatisfação.

Cuidar demais dos outros é o mesmo que controlar suas vidas. Pare de querer abraçar tudo, esperando, em troca, que as pessoas sejam como você quer ou lhe dêem amor. O amor não pode ser cobrado de ninguém, muito menos arrancado a força.

Cuide-se, pense e sonhe em conquistar novos ideais, mas vá à luta sem contar com a ajuda de ninguém. Desista de segurar qualquer situação complicada demais, seja em família, seja no trabalho.
Não tenha medo da solidão, nem da perda, pois só conseguimos ser felizes quando deixamos de ser teimosos e permitimos que a vida siga seu curso livremente. Tudo o que causa desavenças possui parcelas de apego e teimosia. Se você vive numa situação em que mais pessoas disputam algo com você e isso a faz infeliz, então solte amorosamente seu coração e liberte-se das amarras dessa luta.

Levante a bandeira branca, se entregue, e você acabará obtendo muito mais do que aquilo que teimava em controlar para não perder. Com certeza seus braços libertarão, também, a gordura parada, pois você também estará liberando o fluxo natural do rio da vida. Relaxe e confie!
Ah! É lógico que isso serve para os homens também!


ABDOME

O abdome tornou-se um mistério até mesmo para os profissionais da área. Existem teorias, das mais diversas, que tentam explicar por que é tão difícil queimar a gordura do abdome, Enquanto alguns especialistas alegam que uma dieta equilibrada, combinada com exercícios abdominais, podem resolver o problema, outros afirmam, convictos, que nem dieta e muito menos os exercícios representam a solução.
Cirurgiões plásticos, por sua vez, vivem corrigindo o mesmo problema, repetidas vezes, para o mesmo cliente, ao passo que  há pessoas que preferem encher-se de músculos no abdome e na cintura, com exercícios de musculação, para garantir a ausência da temida gordura.

Mulheres e homens de compleição esbelta não se conforma quando a barriga aparece, o que os leva a fazer regime para emagrecer ainda mais, na esperança de perder, definitivamente, aquela saliência. Entre os que frequentam academias de ginástica, clínicas de massagem ou recorrem às cirurgias plásticas, nem todos conseguem atingie seus objetivos. Por outro lado, há, também, os que não fazem qualquer tipo de exercício, comem bem e, no entanto, não possuem a tal barriguinha. É quando ressurgem as teorias tentando explicar esse fenômeno.

O que impressiona é a falta de informações, que deveriam ser dadas pelos professores aos alunos de uam academia. Nas academias onde trabalho é comum alunos virem me consultas sobre qual ginástica seria mais apropriada para tirara a barriguinha.
Demonstram conhecer tudo e afirmam não acreditar na ginástica e nem na dieta alimentar. Fico pasma ao ouvir tantos leigos tirando suas próprias conclusões apenas porque nunca conseguiram bons resultados nas academias.
Sinto que esse problema não pe dos alunos mas sim dos sistemas das academias que insistem em copiar os americanos com malhação, malhação, malhação, sem quaisquer informações teóricas sobre a consciência corporal e a alimentação correta. Observo alunos sem qualquer disciplina, entrando e saindo de uma aula, a qualquer hora, sem cuidarem do aquecimento obrigatório para a saúde e beleza do corpo.

Por que toda essa indisciplina é tolerada pelas academais ? Resposta invariável: "Estamos lidando com seres humanos que pensam e que têm suas aptidões. Muitos não tiveram, na infância, a oportunidade de conhecer seu próprio corpo através de exercícios ou dos esportes. Daí a procura de academias para fugirem dos problemas  emocionais e pensarem um pouco em si mesmo".


REVELAÇÕES ATRAVÉS DO ABDOME

O ventre está localizado no centro de equilíbrio de nosso corpo.
Nele temos os órgãos geradores e controladores da eliminação das toxinas : intestinos, bexiga e útero.
A psicologia moderna comprova : pessoas controladores possuem intestino presos, pessoas que não se desapegam de pensamentos antigos geram prisão de ventre.
Segundo Sigmund Freud, fundador da psicanálise, a prisão de ventre está relacionada com a libido da criança na fase anal. Ele acreditava que quando uma criança de até 2 anos de idade come ou brinca com suas próprias fezes, ela está explorando seu primeiro produto. Se, em lugar de ser tratada com carinho e compreensão por seus pais, ela for severamente repreendida pelo ato inocente, acabará, inconscientemente, associando o repúdio às suas fezes ao repúdio daquilo que cria, ou seja, amadurecerá levando consigo a sensação de que ela é incapaz de produzir, criar ou desenvolver algo que possa vir a ser aceito pela sociedade.
Com certeza sua agressividade - aqui, no sentido de ousadia ou força interior - estará em baixa, dando lugar às frustrações, medos, insegurança, apego, desejo de controle dos outros, dúvidas.

Segundo os orientais, por outro lado, a prisão de ventre é a materialização do medo de perder as coisas, como dinheiro, família, amigos, a pessoa amada.

A BEXIGA, por sua vez, está associada ao controle das tristezas e das lágrimas, fazendo com que o indivíduo que tem lágrimas contidas mostre mais micção que o normal.

O ÚTERO é controlado pelo estado emocional da mulher. A própria medicina alopática admite que a menstruação dolorosa e muitos casos de abortos naturais são causados pelo desequilíbrio das emoções e até pela própria rejeição da condição materna.

Veja que é no ABDOME que residem os órgãos de eliminação. Sendo assim, o incosciente, que possui a lógica da correlação, comunica ao cérebro que a pessoa está com excesso de retenção mental e o cérebro cuida para que essa retenção seja fisiológica também, aumentando, consequentemente, o volume das paredes abdominais pela pressão dos órgãos internos.
Mesmo que inexistam prisão de ventre, instestinos presos ou problemas com o útero, haverá a retenção da gordura no abdome, simbolizando emoções e sentimentos aprisionados ou mal resolvidos, seja em relação ao amor, às amizades, ou à parte financeira, especialmente dívidas.
Portanto, resolver com coragem e rápido tudo o que permanece arquivado faz com que o abdome se esvazie.
PARE DE EMPURRAR A VIDA COM A BARRIGA.

No abdome também está localizado o centro umbilical, ou seja, um dos sete chacras do nosso corpo etéreo, o manipura, em sânscrito.
A característica desse chacra é o poder pessoal e o controle sobre os outros. Pessoas com ênfase nesse chacra dormem de seis a oito horas diárias com o ventre para cima.
O excesso de energia nesse chacra causa estresse e agressões ligadas a uma má adminsitração da vontade, que não encontra medidas para sobrepor-se às forças internas e externas, ou seja, faz o indivíduo passivo quando deve reagir e a reagir quando deve ser passivo.

Por outro lado, a falta de energia nessa chacra faz surgir pessoaas dominadas por emoções, como medos, bloqueios, raivas, repulsas, agressividade, egoísmo, orgulhos, intolerância e uma forte tendência a manipular os outros.
É preciso, então, que haja o necessário equilíbrio para liberação desse chacra, pois só assim a pessoa controlará suas emoções e eliminará o orgulho, o que evitará que se coloque em oposição aos que não pensam como ela.
O centro umbilical, estando equilibrado, torna-se uma energia que leva o indivíduo a se sentir responsável e a dominar seus atos.
Está, também, ligado ao sentimento de misericórdia e amor pelos animais, já que a região abdominal é o centro de absorção de todo sentimento egocêntrico e manipulador. Quanto mais você aprisionar pessoas e acontecimentos em seu coração, mais a gordura no abdome reaparecerá. Medos, raivas, rejeições, agressividade nos atos, nos pensamentos e nas palabras mostram que a pessoa não consegue perdoar alguém.

O abdome também simboliza o equilíbrio e a harmonia. Se há descontentamento, críticas ou revolta contra alguém ou com relação a algum fato, acabm surgindo gorduras e doenças nesse local.
Quem critica severamente os outros acaba manifestando alguma doença que leva a uma cirurgia do abdome, porque criticar os outros é o mesmo que cortá-los.
Toda dúvida arrastada por muito tempo também é uma forma de violação e agressão contra si mesmo e contra o outro, e o incosciente interpreta como retenção e controle. Em resposta, o cérebro providencia para que haja mais retenção de gorduras na região abdominal, ou aprisiona os órgãos internos nessa parte do corpo.

Todo indivíduo que não possui abdome saliente, por outro lado, mostra determinação, coragem e, intuitivamente, encolhe o abdome depositando força no baixo ventre, cultivando firmeza mental.
Emfin, toda mente rebelde e teimosa, aparentemente passiva ao extremo, que não acolhe com gratidão as pessoas e as coisas e não liberta a vida, provoca o desequilíbrio estético na região abdominal.

Se você pretende modificar seu corpo para melhor, deverá aprender a ter a mente dócil, não acomodada, agradecendo a tudo e a todos e a desenvolver, conscientemente, a compressão da vida.
Assuma sua própria vida e pare de culpar os outros pelas suas mágoas e perdas. As pessoas são apenas um espelho do nosso emocional e, portanto, resppondem com o mesmo nível energético de nossa mente, através de vibrações semelhantes.
Aprenda a perdoar. Perdoar é zerar os acontecimentos, as mágoas, as desconfianças e conseguir conviver com o perdoado, amando-o com alegria sincera, sem se preocupar em ser lesado novamente.
Apenas liberte as pessoas, lute para conseguir essa desenvoltura espiritual e desapegue-se de tudo e de todos, com carinho.

Mesmo que duas pessoas tenham de se separar, o mais importante é que ambas, não importa os motivos da separação, desejem uma à outra, amorosamente e sem ressentimentos, toda a felicidade do mundo, porque, afinal, como seres humanos trocaram experiências entre si.
Tenha sempre em mente que a vida deve fluir livre, assim como os átomos de uma pedra, ainda que em constante movimento, mantêm seu formato original. Liberte-se, pois, de seus medos e de suas próprias cobranças e pare de querer controlar tudo devido ao medo de perder ou de se anular.

CORAGEM é a palavra-chave pra a mudança comportamental e física. Portanto, decida ser feliz : abra a janela de seu ventre, deixando tudo e todos voarem livres. Com certeza você se sentirá bem melhor e muito mais elegante.

HTPP://INTEGRACAOHOLISTICA.BLOGSPOT.COM
FONTE : Livro Linguagem do Corpo Volume 2; Cristina Cairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário