domingo, 22 de maio de 2016

Túlipa, O Símbolo de Istambul

on 2012/05/17
 
Há quem pense que esta magnífica flor tem origem na Holanda, mas de facto a sua origem é Turca! O seu nome original lali mudou para Lale. O nome ocidental é derivado do nome Persa “Thouliban” que significa turbante.
Depois de crescer nos campos da Anatólia até ao séc. XVI, passou a ter um lugar proeminente nos jardins dos palácios Otomanos em Constantinopla.
O sultão Suliman, o magnífico organizou festas sumptuosas e onerosas todas as  primaveras em sua honra na noite de lua cheia. O livro mais antigo que fala dessas festas menciona 1588 tipos diferentes de túlipas já nessa época.
Nesse tempo, o comercio de tulipas era muito controlado e era proibida a sua exportação para fora da capital do império Otomano. No entanto em 1554, um botânico flamenco, na altura embaixador austríaco na Turquia, enviou alguns bolbos e sementes de tulipas para Viena onde tentaram plantá-las sem sucesso. Depois fizeram testes na Holanda em 1593 que é neste momento o maior produtor mundial desta flor.
Desde 2006, tornou-se o emblema da cidade de Istambul que celebra um festival anual dedicado às tulipas.

Assim que os turistas chegam ao aeroporto de Ataturk são imediatamente cativados pelos canteiros coloridos que podem observar pela avenida que segue ao longo da costa do Mar de Marmara.
De Eyüp a Sultanahmet, e também nas costas Europeia e Asiatica do Bosforo, e também por muitos outros bairros, as tulipas estão por todo o lado.
No entanto, o local mais encantador é sem duvida o parque de Emirgan que sempre foi conhecido pelas suas plantações. Num cenário idílico que combina o lago, árvores lindas e casas maravilhosas que em tempos serviram como casas de caça para os sultões, as tulipas são rainhas!
Vemo-las ao longe com as suas cores extravagantes a fazerem poses para as inúmeras câmaras que tiram fotografias de todos os ângulos.
No primeiro festival das tulipas, mais de 3 milhões de bolbos foram plantados. Este ano mais de 11 milhões de tulipas de todos os géneros dão maior beleza a Istambul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário