segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pulmões - acoplado : Intestino Grosso (Medicina Tradicional Chinesa)


Tal como na natureza, o Outono em nós, representa a eterna colheita. A função dos Pulmões e do Intestino Grosso (órgãos em que predomina a mesma energia que predomina no Outono – a energia ” Metal “) é assimilar o essencial e rejeitar o inútil. 

O desequilíbrio do Metal reflete-se por perda de recursos, que no organismo humano pode ser por diarreia, ou por retenção de excessos, exemplo a constipação, ou ainda por falta de vitalidade, indisposição generalizada, problemas de garganta e do esôfago, certo tipos de paralisias, doenças debilitantes, fragilidade emocional, depressão, melancolia, discurso incoerente, eczema, asma, bronquite, gripe, nariz entupido, choro frequente, membros ou costas dolorosas.

Como sinal deste desequilíbrio poderemos ter o dormir de bruços que demonstra intestinos sempre sobrecarregados, o que predispõe a doenças.

O horário de 5 às 7 é o mais ideal para realizar a evacuação.

..::Alimentação::..

O sabor ácido tonifica a energia dos pulmões, o sabor picante dispersa, o sabor amargo harmoniza. 

O picante, em reduzidas quantidades, tonifica a forma dos pulmões, em excesso, dispersa; o amargo em excesso dispersa, igualmente. É comum, e pouco saudável, abusarmos do sabor picante, na forma de bebidas alcoólicas e temperos fortes, o que, evidentemente, irá se refletir no Fígado e em todas as suas ressonâncias, tais como o humor, os músculos e as articulações, já que o Metal corta a Madeira (Madeira designa a energia do Fígado e da Vesícula Biliar).

Lembre-se: o sabor picante já está no ar, o que sugere reduzir o picante, aumentar o ácido para proteger Madeira, aumentar o amargo para temperar Metal e nutrir Terra, e comer um pouquinho de alimentos frios, preparando o corpo para o inverno que virá. 

Certamente que a natureza mais pesada do Metal faz procurar a leveza complementar – muitas pessoas bebem para estimular a expansividade e imaginação (Madeira). Olhando em detalhe, esse excesso pode prejudicar gravemente os Rins, que são nutridos pelo Metal, facilitando então a entrada de pensamentos obsessivos vindos da Terra, que se encontra em desequilíbrio (no corpo, o álcool é igual ao açúcar refinado), e afeta todo o sistema de fogo pela via perversa Metal-Fogo (Pulmão-Coração).

O Metal (Outono) precisa de raízes, como a cenoura, o nabo, a bardana, a raiz de lótus; caldos temperados com missô, para limpar os pulmões e beneficiar a flora intestinal; chá verde ou banchá, para harmonizar os Intestinos.

O seu cereal é o arroz, de preferência integral, semi-integral ou glutinoso, porque tem fibras que ajudam a limpar os Intestinos. Quase não gosta de açúcar, laticínios, pimentas e farinhas (macarrão, biscoitos, pães, bolos). O seu adoçante é o mel, que é doce e picante, ajuda a fluidificar o muco das vias respiratórias e a descarregar os intestinos.

Deve-se beber água morna, pois o Metal é seco.

Conselho do Livro do Imperador Amarelo: “As pessoas devem deitar cedo e levantar cedo, com o cantar do galo (por volta das 5:00 da manhã). Devem ter o espírito em paz, a fim de minimizarem a punição do outono. Alma e espírito devem unir-se para que a exalação do outono seja tranquila, e para conservarem seus pulmões puros as pessoas não devem dar expansão aos seus desejos”.

Fonte: Manual do Herói – Sonia Hirsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário