segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Inteligência Emocional para organizar e equilibrar as nossas emoções


Desde a publicação do livro Inteligência Emocional, do psicólogo Daniel Goleman, as atenções para emoções humanas não param de aumentar.

Livros, palestras, cursos e treinamentos por todo o mundo cada vez mais vem se dedicando ao tema do desenvolvimento da Inteligência Emocional.

Mas o que vem a ser esse tipo de inteligência?

A inteligência emocional (também conhecida com QE) é a capacidade de gerenciar as nossas próprias emoções, bem como as emoções dos outros.

É um estágio avançado na evolução do pensamento humano, onde a capacidade de sentir, entender, controlar e modificar o estado emocional próprio ou de outra pessoa seja dada de forma organizada.

Goleman desenvolveu um quadro de cinco elementos que definem a inteligência emocional:

1 – Autoconsciência

Pessoas com alta inteligência emocional são geralmente muito autoconscientes. Elas entendem as suas emoções, e por isso, elas não deixam os seus sentimentos governá-las. Elas estão confiantes porque confiam em sua intuição e não deixam que suas emoções saiam do controle.

Elas também estão dispostas a assumir um olhar honesto sobre si mesmas. Elas conhecem os seus pontos fortes e fracos, e elas trabalham estas áreas para que possam ter um melhor desempenho. Muitas pessoas acreditam que esta autoconsciência é a parte mais importante da inteligência emocional.

2 – Auto-Regulação

Esta é a capacidade de controlar emoções e impulsos. Pessoas que se auto-regulam, normalmente, não se permitem ficar muito irritadas ou enciumadas, não fazem decisões impulsivas e descuidadas. As características de auto-regulação são conforto, delicadeza, mudanças com integridade e a capacidade de dizer não.

3 – Motivação

As pessoas com um elevado grau de inteligência emocional são geralmente motivadas. Elas estão dispostas a adiar os resultados imediatos para o sucesso a longo prazo. Elas são altamente produtivas, adora um desafio, e são muito eficazes em tudo que fazem.

4 – Empatia

Esta é talvez o segundo elemento mais importante da inteligência emocional. A empatia é a capacidade de identificar e compreender os desejos, necessidades e pontos de vistas daqueles que o cercam. Pessoas com empatia são boas em reconhecer os sentimentos dos outros, mesmo quando estes sentimentos não podem ser óbvios. Como resultado, as pessoas são geralmente excelentes no gerenciamento de relacionamentos, em ouvir e relacionar com os outros. Elas evitam os estereótipos e o julgamento precipitado. Elas vivem suas vidas de uma maneira muito aberta, honesta.

5 – Habilidades Sociais

As pessoas com boas habilidades sociais é outro sinal de inteligência emocional elevada. Aqueles com fortes habilidades sociais geralmente são bons jogadores de equipe. Ao invés de concentrar em seu próprio sucesso em primeiro lugar, eles ajudam os outros a desenvolver o brilho. Eles podem administrar conflitos, são excelentes comunicadores, e são mestres em criar e manter relacionamentos.

Pois bem, podemos observar que o desenvolvimento da inteligência emocional é essencial para o conhecimento e equilíbrio das nossas emoções e para a nossa evolução nas relações interpessoais, não é mesmo?

Agora, veja algumas dicas para desenvolver a sua inteligência emocional:

►Observe como você reage às pessoas

Você apressa o julgamento antes de conhecer todos os fatos? Você estereotipa? Olhe honestamente como você pensa e interage com as outras pessoas. Tente se colocar no lugar deles, e seja mais aberto e receptivo as suas perspectivas e necessidades.

►Faça uma auto-avaliação

Quais são seus pontos fracos? Você está disposto a aceitar que não somos perfeitos e que você pode trabalhar em algumas áreas para se fazer uma pessoa melhor? Tenha coragem de olhar para si mesmo honestamente. Isto pode mudar a sua vida.

►Examine como você reage a situações estressantes

Você fica triste cada vez que há um atraso ou algo que não acontece do jeito que você quer? Você culpa os outros ou fica irritado com eles, mesmo quando a culpa é sua? A capacidade de manter a calma sob controle em situações difíceis é altamente valorizada – no mundo dos negócios e fora dela. Mantenha as suas emoções sob controle quando as coisas derem erradas.

►Assumir a responsabilidade por suas ações

Se você ferir os sentimentos de alguém, peça desculpas diretamente – não ignore o que você fez ou evite a pessoa. As pessoas são geralmente mais dispostas a perdoar e esquecer, se você fizer uma tentativa honesta de fazer as coisas direito.

►Analisar o modo como suas ações afetam os outros

Se a sua decisão vai causar impacto nos outros, coloque-se no lugar deles. Como eles vão se sentir se você fizer isso? Você gostaria de passar pela mesma experiência?

Viu como é importante desenvolver a inteligência emocional, meu querido leitor?

Mas além dessas dicas citadas acima há outras ferramentas, técnicas e habilidades que podem ajudar a pessoa a exercitar inteligentemente suas emoções.
O importante é se conscientizar como é importante estar em harmonia conosco mesmos e com os outros.

Está provado que a inteligência emocional pode ser a chave para o nosso sucesso pessoal.

Quanto mais um indivíduo conhece as suas emoções, maiores serão suas chances de obter êxito em sua jornada, pois uma vez desenvolvida a inteligência emocional ela poderá ser aplicada em qualquer área da vida, em qualquer lugar e em todos os momentos.

Comece já a conhecer suas emoções. Elas são responsáveis pelo bem-estar da sua caminhada. Pense nisto!

“Não somos responsáveis pelas emoções, mas sim do que fazemos com as emoções.”

(Jorge Bucay)

texto do consultor Wagner Rosa
pesquisa de Fatima dos Anjos

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