terça-feira, 22 de março de 2011

MANTRAS - QUANDO USAR !




A PALAVRA MANTRA é composta pelas sílabas MAN (MENTE) e TRA (ENTREGA), em sânscrito, antigo idioma da Índia. Tem origem nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela 1ª vez em 3000 a.C.
Essas escrituras compõem-se de 4 mil sutras, das quais foram extraídos milhares de mantras, que atribuíam características relacionadas aos deuses, como amor, compaixão e bondade. Como o som é uma vibração, pronunciar ou ouvir os mantras cotidianamente é, para os hindus, a forma de ativar as qualidades divinas, abrindo nossas mentes, nossos corações para os planos superiores.

"Um mantra é basicamente uma oração", explica o Swami Vagishananda, americano radicado na Índia há mais de 20 anos, mestre dos cânticos relacionados aos Vedas.
Repetí-los muitas vezes é a chave para interromper o processo natural de pensamento intermitente, que nos leva de uma idéias a outra sem controle. Quando paramos esse fluxo mental, o corpo relaxa, e a mente se aquieta e se abre a vibrações sutis, que permitem ampliar a percepção.

ACALMAR AS EMOÇÕES

"Recitar os mantras com esse propósito nos leva a conhecer qual será o próximo pensamento", diz Vagishananda. Segundo ele, esse é o primeiro passo para gerenciar as emoções, expressá-las de maneira saudável e eliminar a resistência mental em reconhecer o que não pode ser mudade, como os fatos do passado.
Algumas linhas hindus consideram os mantras sons primordiais que têm poder em si mesmos. Outras, como o budismo nishiren shoshu - que reverencia o Buda Nishiren, que viveu no Japão do século 7, recomendam que se inicie com seus ensinamentos pela vocalização do mantra Miohô, ou Sutra do Lótus.

FRASES PODEROSAS

"os mantras nasceram na Índia e doram adotados por todas as religiões que de lá se espalharam pelo mundo. Há várias linhagens do budismo chinês, tibetano, japonês e coreano que usam essas frases rítmicas. Porém a palavra entrou na linguagem corrente para designar os sons que levam a  um estado de meditação", explica Edmundo Pellizari, profº de teologia de São Paulo.

REFÚGIO DE PAZ

Os mestres recomendam que se repitam os mantras, às vezes, durante horas a fio, mas no início não precisa ser tanto.
O verdadeiro impacto do mantra pode ser percebido depois de 3 horas de repetição, explica o mestre Vagishananda. Alguns reflexos são bem mais imediatos, porém estudiosos do mantra Miohô - "Nam miohô rengue Kyo", relacionam cada sílava a uma área do corpo, que recebem os benefícios da vibração do som.
Assim, NAM corresponde à devoção, MIO à mente, ou cabeça, HO à boca, REN ao tórax, GUE ao estômago, KYO às pernas.

O taoísmo, linha filosófica chinesa, inclui práticas com gestos, respiração, canções e meditação, mas os mantras são considerados fundamentais por sua praticidade : "Podem ser recitados em quase todas as circunstâncias", explicar o mestre Wu Jyh Chherng, da Sociedade Taoísta do RJ.

FAÇA A EXPERIÊNCIA

Pode-se recitar mantras nos momentos em que sentimos necessidade de nos conectar com as qualidades das quais eles falam : alívio, calma, alegria, amparo, ânimo. Não custa tentar, afinal, o mínimo que a prática poderá fazer é deixá-lo mais tranquilo e concentrado.
A vocalização do mantra OM MANI PADME HUM, um dos mais populares, proporciona ao final uma respiração profunda e relaxante ( o H tem som de R).

UM CÂNTICO PARA CADA MOMENTO

Há mantras específicos para evocar vibrações de cura, alegria e prosperidade, por exemplo, associado aos budas ou às divindades femininas - as taras.  Pronuncie o H com som de R.

** MANTRA DE BUDA SHAKYAMUNI , para promover a autocura e companhia espiritual :
    
     OM MUNI MUNI MAHA
     MUNI SHAKYA MUNIYE SOHA

** MANTRA DE MARITZE, uma tara que protege contra adversidades, além de trazer luz e boa sorte :

     OM MARITZE MAM SOHA

** MANTRA DE TARA SARASVATI, a inspiradora das artes :

     OM AH SARASVATI HRIM HRIM

** MANTRA DO BUDA UNIVERSAL, ele ajuda a trazer o amor que está faltando no coração da sociedade moderna :

     OM MAITREYA
     MAHA MAITREYA
     ARYA MAITREYA

** MANTRA DE ZANBALA, para posperidade e a riqueza espiritual e material :

     OM PEMA KROODA ARYA ZAMABALA
     HRIDAYA HUM PHE SOHA
    OM BENZE DAKINE HUM PHE
    OM RATNA DAKINE HUM PHE
    OM PENA DAKINE HUM PHE OM KARMA HUM PHRE
    OM BISHANI SOHA

** MANTRA DE TARA VERDE, libertadora e heroína veloz, elimina interferências como medo, ressentimentos e insegurança, acelera a realização das causas positivas, traz proteção, fé e coragem.

    OM TARE TUTTARE TURE SO HA


FONTE : REVISTA BONS FLUÍDOS
FOTO :   GOOGLE IMAGENS

Nenhum comentário:

Postar um comentário