quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

O perigo do microondas - Por Dr Victor Sorrentino

Eu sei que é um assunto muito chato, principalmente porque muita gente considera um eletrodoméstico útil, mas, preciso tocar nesse assunto. O que vou falar hoje é sobre os perigos do forno de microondas.
Este eletrodoméstico funciona através de uma forma de energia eletromagnética: as micro-ondas. Estas são ondas muito curtas da energia eletromagnética, parecidas com as ondas de luz ou rádio, e também usadas para transmitir informações a longas distâncias, como telefone, televisão, informações computadorizadas.

Dentro de cada forno, existe uma estrutura chamada magnetron, uma espécie de tubo onde elétrons são estimulados pelo campo, com a finalidade de produzir radiação num micro comprimento de onda de aproximadamente 2,45 Giga Hertz. 

Quando esta radiação é emitida na presença de alimentos, as ondas penetram causando uma agitação nas moléculas de água, presentes nestes alimentos, modificando seu estado.

Apesar dos esforços dos fabricantes em defender que os níveis de radiação eletromagnética que podem vazar são considerados seguros, não é exatamente isso que as pesquisas apontam. As pesquisas apontam que ficar exposto essas ondas pode ser muito prejudicial ao organismo, e principalmente para o cérebro. 

Preste atenção redobrada caso precise continuar utilizando esse eletrodoméstico. O recomendável é que não use, pois principalmente se o artefato for um pouco velho ou danificado, sempre existe muito risco de vazamento de radiação. Nesse caso vale a pena investigar junto a uma assistência técnica.

O forno micro-ondas velho, ou com a dobradiça, trinco ou vedação danificados é considerado um verdadeiro perigo. O motivo é que as ondas começam a vazar através destes defeitos, se espalhando pela cozinha e podendo afetar a todos os presentes. O que acontece? Danos no cérebro, já que essas ondas praticamente cozinham o cérebro.
Eu sei, é triste, e fique ligado que com o celular é bem parecido. A incidência de câncer infantil, em crianças, dobrou nos EUA justamente depois que os pais começaram a permitir aos filhos utilizarem ou possuírem telefones celulares. Com o crânio e os órgãos em fase de crescimento, as ondas prejudiciais acabam penetrando muito mais. E o assunto é tão sério que o celular apresenta quase o mesmo risco de causar câncer do que o cigarro. 

Na minha opinião, baseada em pesquisa sobre o tema, acredito que os três perigos do uso do forno de micro-ondas sejam, primeiro, os riscos de exposição à radiação, logo depois, o risco de câncer causado pela radiação nos alimentos que serão ingeridos, e em terceiro lugar, um grande risco das ondas destruírem algumas propriedades nutritivas dos alimentos.

Se ainda assim não pode abrir mão deste artefato, sugiro que esteja sempre de olho nas condições do seu forno de micro-ondas, confira sempre locais como dobradiças, trincos, vedações, e principalmente se importe com o vazamento de radiação.

Espero ter ajudado!!
A imagem pode conter: área interna

Nenhum comentário:

Postar um comentário