terça-feira, 8 de abril de 2014

OS PROTETORES PACÍFICOS : O BAÇO E O PÂNCREAS E A MEDICINA CHINESA


O baço é um órgão linfático misterioso, localizado um pouco abaixo do coração. Esse órgão essencial recebe e cuida do sangue novo, movendo-o suavemente em direção à circulação mais ampla. Trata-se de um centro de treinamento para as células imunológicas e o lugar de encontro ativo onde nosso sangue se acumula para desenvolver a sua marca individual de regeneração.
As tradições esotéricas descrevem o Baço como nosso Saturno interno, o poderoso protetor e harmonizador dos planetas e estrelas interiores de todo o corpo.
Rudolf Steiner chamou o Baço de "o mais espiritual dos órgãos". Se oscilar o corpo levemente enquanto lemos ou recitamos a escritura sagrada ou escutamos música, ativamos as suas asas espirituais.
Próximo ao baço, logo acima e atrás do estômago, está o pâncreas, o guardião da "doçura" de todo o corpo. Enquanto o sal nos faz franzir o cenho e traz preocupações mundanas, a doçura suavemente expande-se num espaçoso e inocente enlevo dos sentidos. O seu trabalho diário é a criação, digestão e circulação de diversos tipos de doçura através de todo o sistema.
À medida que o corpo procura o equilíbrio de modo contínuo, o pâncreas secreta insulina e glicogênio, hormônios que regulam o açúcar no sangue.

Na Medicina Tradicional Chinesa, as atividades do baço e do pâncreas estão ligadas em um meridiano que se origina no lado interno dos grandes artelhos. Enquanto essas energias sustentam nosso bem-estar, elas ascendem pelo lado interno dos tornozelos e continuam a subir através do tronco até a garganta, terminando na raiz do lado inferior da língua. Um ramo desse meridiano do baço move-se através do pâncreas até o coração, onde se conecta com o meridiano do coração.
Os chineses tratam doenças crônicas de sangramento por meio do meridiano do baço, consideram-no como um útero secundário, do qual brota uma nova vida. Guardião do suprimento de sangue sempre renovável do corpo, ele governa o senso de pureza através de todo o nosso ser. Envia energias aos pulmões, onde sangue e respiração se encontram. O tônus muscular através do corpo pode indicar sua relativa força ou fraqueza.


Do Livro Corpo em Equilíbrio de Nancy Mellon 
integracaoholistica.blogstpo.com 

imagem: www.caminhantes2.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário