quinta-feira, 10 de abril de 2014

O MEDIADOR ANIMADO : O CORAÇÃO E A MEDICINA CHINESA


O poeta persa Hafiz escreveu : "O seu coração e o meu coração/São amigos muito, muito antigos". 


Mesmo quando lidamos com a nossa vida, às vezes ruidosa e dissonante, nós ressoamos uns aos outros. Sempre que nossos corações se encontram de um modo caloroso, o seu poder de circulação permeia todo o nosso ser com uma sensação tranquilizadora de bem-estar. Quando conhecemos alguém que vive de modo pleno no reino majestoso do coração, nós naturalmente sentimos respeito e admiração. 
No outro extremo, aqueles cujos corações parecem frios ou vazios tendem a ser intrigantes ou assustadores.

Coloque a sua mão direita levemente à esquerda do seu esterno para sentir as quatro câmaras de seu coração vivendo a vida em conjunto. O sangue que contém pouco oxigênio flui para a aurícula direita, o ventrículo direito e depois para os pulmões, de modo a recarregar o oxigênio. Ao retornar à aurícula esquerda, o sangue rico em oxigênio ganha impulso no ventrículo inferior esquerdo para se espalhar na enorme extensão de artérias, veias e capilares do seu corpo. Inclinando levemente para a frente, esse ventrículo esquerdo, especialmente resistente e ativo, inspira a expressão : "Eu digo isso do fundo do meu coração". Pensamentos e sentimentos positivos e sinceros se agitando através das câmaras do nosso coração nos despertam para a sua magnitude primordial radiante e suas origens. 
Como todos os órgãos, o coração é circundado por influências celestiais e traz consigo profundas memórias de sua trajetória evolutiva. 

Durante o desenvolvimento embrionário, a forma primitiva do coração humano flutua acima da cabeça em formação, como uma versão em miniatura do Sol acima da terra. É apenas de uma maneira gradual que o coração embrionário desce para o interior do feto, para bater com sua calorosa radiância interna, íntima e confiável.

Na MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC), os meridianos, ou linhas de energia, percorrem todo o corpo humano. Essas linhas de energia não são diferentes de correntes energéticas, geralmente chamadas de "linhas ley", que cruzam todo o globo. Expandindo a imagem ocidental costumeira do trabalho do coração dentro do corpo a percepção da MTC acerca do coração inclui a energia  cósmica se movendo através do corpo, a qual não é inteiramente dependente do coração físico e da circulação sanguínea. Os médicos chineses percebem o meridiano do coração como um canal de energia que se irradia do coração e desce por baixo dos braços, através da parte interior dos cotovelos até as palmas das mãos e a extremidade interna de nossos dedos mínimos.
Um aperto de mão caloroso e uma história fazem maravilhas para fortalecer o coração. Quando encontramos outras pessoas com um vigoroso aperto de mão, ou apertamos nossas próprias mãos, o calor flui por nossos braços.  Podemos sentir a energia do coração nos enchendo de boa vontade. 

Livro : Corpo em Equilíbrio, Nancy Mellon
integracaoholistica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário