domingo, 11 de setembro de 2011

Animais de estimação também têm sentimentos que podem ser tratados com os Florais de Bach


Animais de estimação são sensíveis como os seres humanos. Quem tem um amigo especial – seja cão, gato, pássaro, coelho ou outro qualquer – sabe que algumas situações podem afetar o humor e o bem-estar do animal, levando-o a adotar comportamentos anormais.
 Para estresse, ansiedade e medo, melhor opção é o calmante natural, Rescue Pet.
Segundo estudos são muitos os sentimentos negativos que influenciam o animal. E, em muitos casos, a origem está no próprio dono. Por conviverem em ambientes urbanos, muitas vezes confinados e diretamente em contato com pessoas, desenvolvem sintomas e emoções muito semelhantes às humanas. E eles merecem atenção e ajuda.

Como não possuem contra-indicação, os Florais de Bach são opções seguras e eficientes para amenizar o sofrimento dos bichinhos. Ministrar Florais de Bach, neste caso, é muito fácil: basta pingar quatro gotas do Floral diretamente na língua do animal, quatro vezes ao dia, ou misturar na água ou comida a mesma quantidade. É importante trocar diariamente os alimentos e a água acrescidos do floral.

Assim como acontece com os humanos, o segredo para o sucesso do tratamento é analisar o comportamento do animal para dar a essência floral correta. Para condições persistentes, no entanto, recomendamos um exame veterinário profissional para evitar erros de diagnóstico.

A seguir, a educadora comenta alguns casos:

Estresse, ansiedade e medo
Conhecido como a “essência do resgate”, o Rescue® Pet pode ser considerado um apaziguador das emoções em situações de emergência ou estresse.

Pensando nos animais, ele pode ser utilizado antes de uma visita ao veterinário; para vencer o medo de barulho alto (fogos, trovões etc.); quando há latido, uivo ou rosnado excessivo; choque, trauma ou maus-tratos; adaptação à perda de um companheiro ou do dono; ansiedade da separação; adaptação a um novo ambiente (casa, canil, estábulo etc.); obsessão de limpeza (muito comum em gatos); lamber-se ou coçar-se constantemente, entre outros casos.

O Rescue® Pet é um floral que ajuda a enfrentar o momento aflitivo com mais equilíbrio. A essência, totalmente natural, atua diretamente sobre as emoções em desequilíbrio, proporcionando uma sensação de segurança e coragem. Ajuda, ainda, os animais de estimação a serem mais tolerantes com os outros animais.

O Rescue® em sua forma Original, já vem sendo usado com sucesso em animais de todas as espécies e portes, (diluído). A sensibilidade ao álcool, presente em alguns deles, fez surgir o Rescue® Pet – que não contém álcool em sua composição. Rescue® Pet pode ser utilizado por répteis; cães; gatos; cavalos; coelhos; pássaros e até peixes.

O uso é simples: basta adicionar quatro gotas na tigela de água ou na alimentação de seu bichinho de estimação. Em animais de porte maior, a dosagem deve ser aumentada em proporção ao peso. Rescue® Pet também podem ser esfregado diretamente no nariz, orelha ou pata do animal. Porém, antes de dar qualquer coisa para seu animal de estimação é sempre importante consultar o seu veterinário.

Em caso de separação do dono
O dono casou-se, viajou ou mudou-se para outra localidade e precisou deixar seu animal com a família ou mesmo com um amigo. No caso de a mudança ser temporária, ou seja, o dono voltará e continuará com o animal, é ideal ministrar o floral Chicory, que trabalhará o desapego do animal ao dono (o proprietário, inclusive, pode tomar o mesmo floral nessa situação).

Caso o dono não possa mais cuidar do animal, passando a visitá-lo com pouca freqüência, os florais indicados são o Mustard e o Walnut. O uso dos dois florais associados permitirá que o sentimento de tristeza profunda dê lugar à alegria (Mustard), e também que o animal adapte-se à nova situação (Walnut).

Em caso de falecimento do dono
Quando o animal perde seu dono e, então, é doado à outra pessoa, ele pode morrer de tristeza caso não seja dada a devida atenção a sua condição. Para esse caso, o floral indicado é o Star of Bethlehem, que faz com que o animal receba o consolo que esse floral proporciona.

Agressividade
Um animal que nunca foi agressivo e passa a atacar pessoas e outros animais, pode estar com ciúmes do dono. Para ele, o floral indicado é o Holly, que trabalha o sentimento do amor contrariado e dos ciúmes.

Animais com agitação em excesso
Animais extremamente agitados, irrequietos, que destroem a casa toda, andam de um lado para o outro podem ser tratados com o floral Impatiens, que ajuda a desenvolver a quietude.

Novo membro no convívio
Para que os animais aceitem um novo elemento no grupo – seja ele da mesma espécie ou não – é importante ministrar o floral Holly, que desenvolverá a aceitação.

Mudança de situação ou ambiente
Seu animal vivia dentro de casa, mas a chegada de um bebê fez com que ele fosse colocado em outro ambiente, como uma casinha no quintal. Para que ele não sinta rejeição, dê a ele o floral será necessário tratar o ciúme de posse com floral Chicory. Para que ele aceite bem a adaptação ao novo local, Walnut.

Mas o que é um Floral de Bach?
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.

Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.

Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.

A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.

O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.


AVISO IMPORTANTE: Antes de ministrar qualquer substância a um animal, consulte o médico veterinário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário