AROMATERAPIA : técnica que busca equilibrar o indivíduo utilizando essências extraídas de flores, folhas, cascas, raízes e frutos. Elas se encontram na forma de óleos.
O PODER DO CHEIRO : toda vez que você sente um aroma, sensores localizados no nariz o identificam e repassam a informação para o sistema límbico, arquivo de sensações dentro do cérebro. Lá esse estímulo age sobre as células capazes de ativar lembranças, aliviar o estresse ou causar uma revigorante sensação de bem-estar.
PELA MANHÃ : Para esbanjar energia logo cedo; massagear o corpo com essência de ALECRIM dissolvido em óleo básico de amêndoa ou de uva; ou na banheira adicione 4 a 8 gts na água morna.
EM CASA : Para aliviar o cansaço do dia; borrife óleos de essências cítricos, como laranja, bergamota ou mandarim, diluídos em água.
NO TRABALHO : Para manter a concentração, aromatize o ambiente com olíbano, óleo extraído de árvores das regiões montanhosas da Índia que vem sendo utilizado como incenso há milhares de anos; Coloque algumas gotas da essência em um borrifador com água ou utilizando um aromatizador.
AROMATERAPIA X LAVANDA
A LAVANDA tem mil e uma utilidades :
ANTIBACTERIANO : o óleo ataca várias bactérias; pesquisa recente nos EUA mostram sua eficácia contra a temida estreptococo, que causa infecções hospitalares.
ANTIINFLAMATÓRIO : contém substâncias que barram ou neutralizam moléculas envolvidas nos processos inflamatórios. Ótimos resultados em machucados, ao mesmo tempo ajuda na assepsia. CALMANTE : Seda o sistema nervoso, por isso é usada para combater a irritabilidade e a insônia. ANALGÉSICO SUAVE : Seu efeito maior no uso tópico. Alivia também cólicas, dores de cabeça e nas articulações, porque aí se soma a ação antiinflamatória.
CONTRA A CANDIDÍASE : É capaz de matar o fungo Candida albicans, causador do problema, quando diluído em banhos de assento. Também resolve outras infecções por fungos, como certas micoses de pele.
CONTRA A PRESSÃO ALTA : Estudos europeus e japoneses indicam que a lavanda ajuda a tratar a hipertensão, relaxando minúsculos músculos que participam da contração dos vasos sanguíneos. REPELENTE : afasta os borrachudos, porém com efeito menor que o da citronela.
SEMPRE A NOITE : Diminui a capacidade de atenção e dá sono por isto não é indicada durante o dia.
POR NÃO TER EFEITOS TÓXICOS, O ÓLEO PODE SER PASSADO DIRETO NA PELE.
CURIOSIDADES : Durante a II Guerra Mundial, uma Europa na penúria lançou mão da lavanda, aclamada na época como planta curativa, porque não tinha outro remédio para tratar os feridos.
htpp://integracaoholistica.blogspot.com
Fonte : Revista Saúde
Imagem : Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário