terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Conto Zen: Buda e o Silêncio, os Anjos e as Palavras

"Quando Buda se tornou esclarecido no dia de Lua Cheia no mês de maio, ele manteve silêncio. Por uma semana inteira ele não disse uma só palavra.
A mitologia diz que todos os anjos no céu ficaram assustados e disseram: "Uma vez por milênio alguém floresce tão inteiramente como Buda. Agora ele está em silêncio, não está dizendo uma palavra!". 

Dizem que todos os anjos abordaram Buda e pediram-lhe que dissesse algo, por favor diga algo.
Buda disse: "Aqueles que sabem, sabem, mesmo sem minhas palavras, e aqueles que não sabem, não saberão por minhas palavras. Qualquer descrição da vida para um homem cego é sem utilidade. Aquele que não provou o gosto da ambrósia da existência, da vida, não há por que falar sobre isso com eles. Por isso estou em silêncio", ele disse. "Como você pode transmitir algo tão íntimo, tão pessoal? Palavras não podem."

Mas os anjos disseram: "Sim, nós concordamos, o que diz é verdade. Mas, Buda, considere aqueles que estão no limite. Há alguns poucos que estão no meio, nem completamente esclarecidos nem totalmente ignorantes. Para eles, algumas palavras darão um empurrão. Pelo bem deles, diga algo. E todas as suas palavras criarão aquele silêncio. O propósito das palavras é criar o silêncio. Se as palavras criam mais barulho, então elas não atingiram seu propósito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário