terça-feira, 4 de novembro de 2014

PONTOS DE ACUPUNTURA
INTESTINO DELGADO
"O ESPÍRITO DO DISCERNIMENTO"


ID-3 (HOUXI) 

Ponto Riacho : SHU
Ponto Madeira
Ponto de abertura do Vaso Governador (Du Mai)
Ponto de Tonificação

Ações : Regula o Vaso Governador e extingue o vento interior; expele o vento exterior, beneficia os tendões, beneficia os olhos, nariz e o ouvido

Indicações : Epilepsia, dores de cabeça, tontura, vertigem. Rigidez Cervical, cefaléia occiptal, dificuldade para virar o pescoço, dor na região torácica superior e no ombro, dor na região inferior das costas (lombar).

ID3 apresenta uma ampla  esfera de ação. Inicialmente, é o ponto de abertura do Vaso Governador, sendo, portanto, inserido por agulha para todos os sintomas desse Vaso Extraordinário. Muitas de suas indicações relacionam-se ao Vaso Governador. Em particular, extingue Vento interior do Vaso Governador. Sintomas e sinais de vento interior neste vaso incluem convulsões, tremores, epilepsia, rigidez cervical, tontura e dor de cabeça.
ID3 também expele o vento interior sendo amplamente utilizado nos ataques exteriores de vento-frio ou vento calor, sempre que houver sintomas pronunciados afetando o pescoço e a cabeça, tais como rigidez cervical, cefaléia occiptal, lombalgia e dorsalgia.

Esse ponto também apresenta um efeito profundo nos músculos e tendões, ao longo da via dos canais do Vaso Governador, Intestino Delgado e Bexiga. Afeta a parte dorsal superior mais do que a inferior ao longo dos canais do Intestino Delgado e da Bexiga, embora apresente entre suas indicações dor na região inferior das costas principalmente devido a sua relação com o Vaso Governador. É mais efetivo nos casos agudos do que nos crônicos.

ID3 apresenta um efeito sobre a mente, na medida em que afeta o cérebro, via Vaso Governador. Isso "clareia a mente" no sentido de que auxiliar a pessoa a ganhar força mental para dissipar depressão e ganhar lucidez na mente.
Da mesma maneira que ID3 fortalece a coluna, em um nível físico, pode fortalecer a Mente e pode fornecer força para a pessoa enfrentar dificuldades.

ID-5 (YANGGU)

Ponto Rio (Jing)
Ponto Fogo

Ações : Dissipa o calor, acalma a mente, beneficia os ouvidos e olhos

Indicações : Comportamento maníaco; tinido, surdez, visão turva, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos

ID5 é muito útil por seu efeito mental : "clareia a mente" no sentido de auxiliar a pessoa a obter lucidez mental e distinguir o caminho certo para seguir entre tantos outros.
Pode auxiliar uma pessoa em períodos de dificuldades a distinguir o que é certo a ser feito em determinado momento da vida; discernimento.

ID5 pode também ser utilizado para eliminar a Umidade dos joelhos quando estes estiverem inchados e quentes.

Fonte : Os fundamentos da Medicina Chinesa, Giovanni Maciocia.

integracaoholistica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário