sexta-feira, 3 de outubro de 2014

"O DIREITO DE ESCOLHER"



A escritura diz, desperta, tú que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará.
Esta palavra de São Paulo é de uma riqueza e a comparação com a luz é sempre muito bem vinda para todos nós. Todos nós sabemos o efeito que causa em nós um processo de escuridão. Estar na escuridão, muitas vezes é estar sem a opção de escolher. Se você está num grande ambiente repleto de pessoas e você tem inúmeras saídas mas se de repente as luzes que indicam a saída de emergência também são apagadas, no momento das trevas, você não tem para onde ir, você não tem como escolher.

O processo de escolher, é de uma riqueza tão grande, quando nos é dado a oportunidade de escolha, pode observar, o processo de educação dentro de casa, ele é mais rico, a medida que os nossos pais nos educam para as escolhas, não para as determinações. É muito triste você ser educado a partir de regras que determinam. É igual aquela velha história; "não pode", mas porque não pode? Não pode, porque não pode! É a regra sem argumento, é a regra, é a imposição sem a possibilidade de escolha, é quando nós estamos diante de um imperativo que não nos dá a possibilidade de escolher.

As vezes fico tão intrigado porque as pessoas entendem a religião, o cristianismo como uma imposição de regras e não é. Deus é especialista em nos dar a possibilidade de escolher. Quem gosta de imposição é o diabo, porque ele nos impõe uma única regra : a destruição, ele não nos dá a possibilidade de escolher. O processo de sedução do diabólico na vida humana é sempre para nos levar para um lugar onde não poderemos escolher depois, é restringir a possibilidade de escolhas, até fazer o ser humano viver a total domesticação àquilo que ele impôs. É como você colocar um cachorro amarrado sem lhe dar água, sem lhe dar comida e porque ele está amarrado, não tem a possibilidade de correr atrás, não tem a possibilidade de escolher a comida.

O processo de Deus em nós é diferente. São Paulo nos fala que a escolha por Deus, a escolha pelos caminhos santos consiste em você fazer o tempo todo a experiência de ser iluminado, estamos iluminados por um caminho de luz, isto é um caminho que nos oportuniza, que me dá a possibilidade de escolhas.
É tão fascinante você entender o encontro de Jesus  com as pessoas, quando Jesus coloca as pessoas na possibilidade de escolher. 

A pessoa que é muito exigente, vai chegando um momento da vida que não tem mais o que escolher, fica muito exigente e depois vai tomando consciência e dizendo, "ah meu pai, o tempo passou e na hora da escolha não fiz", e você começa a viver o inferno da condenação. E não tem muito o que escolher não, é pegar o que sobrou e pronto.
É como você chegar na feira e você tem todos os legumes frescos, tudo está muito fresco diante dos seus olhos, mas você começa a bater papo com a comadre, e quando você se apercebe, o tempo já passou e só resta o "mangai", o que é mangai? É o resto de feira.
Mas depois que passou a oportunidade, só vai lhe sobrar aquilo que está lá.
Se a gente não escolher na hora certa, a gente corre o risco de ficarmos condenados a levar aquilo que nos sobrou.
Por isto que São Paulo nos fala de maneira tão bonita; "se você fez a opção pela luz, faça de tudo para que a luz permaneça acesa o tempo todo, não volte atrás, não retroceda porque o processo de Deus em nós é nos levar para encontrar os legumes frescos, a comida de boa qualidade, a água limpa, é a gente ter sempre a atitude de fazer a escolha certa, no momento certo para que depois a gente não venha a viver a dureza, a tristeza de estar condenado a não poder escolher mais.

A palavra de Deus está sempre colocada a nos ajudar a escolher da melhor forma. Não é uma condenação, "Deus não nos condena a absolutamente nada, Deus nos propõe o tempo todo e a qualidade destas escolhas é que vão determinando a nossa felicidade ou não.

Padre Fábio de Melo.

Transcrito por integracaoholistica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário