domingo, 7 de setembro de 2014

Há pessoas do meu lado que me fazem sentir mais inteiro.... Padre Fábio de Melo



Eu falo daquela Felicidade,daquela Alegria que é possível mesmo quando a vida é difícil,é pesada.O que nos alimenta não é o que a gente tem,o que nos move não é o que a gente tem,porque o que leva um ser humano adiante é o desejo....desejo num sentido mais profundo,o elan vital que nos mantém preso a vida.Aquele significado sem o qual a gente não consegue levantar de manhã pra trabalhar. Todos nós temos este elan Vital e é claro a medida que ele vai sendo desgastado e não vai sendo renovado por nós,auxiliados pela graça de Deus,pela presença dos amigos,daqueles que nos amam,são essas situações que vão renovando nosso elan com a vida,a nossa costura com a vida.Nós estamos costurados com a vida.Se a gente não renova isso a gente fica deprimido,a gente perde a vontade de viver,falta sentido.Psicologia do Sentido da Vida...Quando nós estamos conectados a um motivo a gente não morre,ai você vai poder passar por todas as pedreiras da vida,por todas as ladeiras e as subidas mais difíceis e você não vai desanimar,porque você tem um motivo,você tem um sentido pelo qual continuar vivo....Nesta música apesar da estrofe ser triste o refrão está iluminado de esperança...O projeto aqui não é uma coisa muito grandiosa,o que amarra esse ser humano a vida é só uma casinha branca.Interessante este significado.Não são grandes coisas que esse autor espera ter na vida.Ele espera ter um espaço onde ele possa ser verdade,onde ele possa ser verdadeiro,onde ele possa ser inteiro.Onde é que a gente cabe?...Quais são os espaços que realmente nos acomodam,nos aconchegam?..Onde é que eu me aconchego?...Que realidade nessa vida me faz sentir à vontade?..Outra coisa você não quer senão criar um espaço que você se sinta aconchegado.O quarto pode ser o quarto mais bonito do mundo se ele não tem o retrato da sua alma você não se aconchega nele.A minha casa precisa ter os aspectos da minha alma.Onde é que eu me aconchego?..Não só de estruturas físicas,porque a casa não é só um aglomerado de paredes,a casa é também um sentimento.Eu quando entro dentro de um lugar, imediatamente eu sinto se aquilo me provoca algo bom ou algo ruim,as paredes tem alma sim,claro não a alma que eu estou acostumado a tratar eu como padre lido com a alma o tempo todo,eu estou falando daquilo que extrapola a matéria,uma casa está construída a partir de sentimentos e tijolos.A casa é também um sentimento.Quando eu volto pra casa eu encontro o meu aconchego,eu entendo que a casa é sentimento.Ali me aconchego,há amigos que me aconchegam,há pessoas que só de saber que estão do meu lado eu já me sinto mais inteiro,me sinto mais pronto quem sabe?..ou então me sinto com possibilidade de enfrentar os meus vazios...O que nos move é aquilo que é ausente,aquilo que nos falta....

Onde que se você abriu mão de fazer a coisa certa,se você não se perdoa,no outro dia você pode.acordar e viver acostumando-se com aquilo que você deixou de perdoar e acabou se sedimentando com um defeito.Uma coisa é o erro,mas se você vai repetindo o erro todos os dias você vai sedimentando esses erros na sua alma,isso vira defeito.Os nosso defeitos são os erros sedimentados,são os erros que não foram corrigidos,são os erros que não foram perdoados,são os erros que não foram acertados numa íntima conversa,aí se não houve esse perdão diário,o Perdão nosso de cada dia que concedemos ao outro mas que concedemos sobretudo a nós mesmos,eu vou perder a energia para enfrentar o outro dia.
.
Toda mudança humana,todo processo de transformação passa pelas etapas.Eu não fico defeituoso da noite pro dia,eu fico defeituoso é a medida que eu não sou capaz de perceber os meus erros,em que eu vou me acostumando com os erros,então hoje eu sou grosseiro com alguém e ele não me fala nada e eu não me acuso,não me percebo grosseiro com ele,amanhã sou de novo e daqui a pouco eu estou sendo mais arrogante ainda,porque eu me sinto melhor que ele e aquele erro que eu cometi ontem,anteontem,o mês passado,aqueles erros foram sendo somados e virou um defeito,eu fiquei arrogante,eu fiquei uma pessoa grosseira,eu não era,eu fui me tornando a medida em que eu fui me acostumando com as minhas grosserias do dia a dia.Observe-se...

Acompanhe o programa 'Direção Espiritual' com Padre Fábio de Melo todas as quartas-feiras, a partir das 22h. Com reprise sábado, às 20h e na madrugada de segunda-feira, à 1h da manhã.
TV Canção Nova_Cachoeira Paulista

Nenhum comentário:

Postar um comentário