domingo, 2 de fevereiro de 2014

" APEGO "



Nas tradições espirituais orientais, o apego é entendido como uma das maiores causas da infelicidade.
Podemos ter apego por uma pessoa, posses materiais, status ou reconhecimento dos outros. O apego é o desejo pela reciprocidade : receber um retorno de amor da pessoa ou um retorno de gratificação do objeto da nossa afeição. Ao perseguir esses apegos, perdemos nossa liberdade de agir independentemente da sua posse sobre nós. Nossa infelicidade surge da ansiedade de que poderemos perdê-los.
O apego, medo, desejo e muitas outras negatividades falaram em sete pecados capitais; os Zen Budistas se referem às cinco manchas principais. No meu caminho espiritual reconhecemos que há cinco vícios centrais, a raiva, a ganância, o apego, o desejo e o ego dos quais todas as outras negatividades emergem.
Cada vício tem um poder e influência, que não podem ser subestimados. Como um vírus infeccioso, ele se infiltra nos nossos pensamentos, palavras e ações. Como um coletivo, os vícios esparramam uma teia tóxica de negatividades em todo nosso sistema, produzindo arrogância, inveja, sentimentos de posse, dependência, preguiça, ódio e egoísmo, só para citar alguns. Essas negatividades devem ser enfrentadas e transformadas na sua raíz.

Luz do Sol pálida
pálido o muro
e o amor se distancia
a luz muda
eu preciso de mais graça
do que eu pensava.

(RUMI)

O vício e a virtude são dois lados da mesma moeda, representando as energias puras e impuras da alma. Para que suas negatividades sejam transformadas em um suporte simultâneo de suas virtudes, aprofunde-se nas suas virtudes e você se encherá e será fortalecido por elas. Em meditação, experimente : "Eu sou paz. Eu sou amor. Eu sou felicidade. Eu sou energia pura. Eu sou poder espiritual".

Do livro : O poder da alma, Nikki de Carteret

integracaoholistica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário