Nunca tente ser outra pessoa. Apenas tente descobrir quem você é, e permita-se ser, aceite isso, dê-lhe as boas-vindas, deleite-se nisso, aprecie, de modo que seu ser seja nutrido, de modo que ele cresça.
Através de você, Deus está tentando se tornar alguém que ele nunca tentou antes.
Deus não é repetitivo; sua criatividade é infinita. Ele nunca dirige o mesmo modelo novamente — ele não é um Henry Ford.
Ele é absolutamente inventivo: todos os dias vai tentando o novo, o fresco, nunca tem o incômodo de repetir um modelo novamente, vai sempre aperfeiçoando; é um grande inovador. É isso que é criatividade.
Assim, não tente se tornar um Jesus — porque então Deus não o receberá.
Um hassídico estava morrendo. Seu nome era Josias. Alguém lhe perguntou:
— Você orou a Deus, já fez a sua paz com Deus? Tem certeza de que Moisés será uma testemunha sua?
Josias olhou para o questionador e respondeu:
— Não estou preocupado com Moisés, porque, quando estiver frente a frente com Deus, sei perfeitamente bem que ele não me perguntará: "Josias, por que você não foi um Moisés?" Ele me perguntará: "Josias, por que você não foi um Josias?"
Assim, estou preocupado comigo. Parem de falar absurdos! Moisés — o que eu vou fazer com Moisés? Toda a minha vida foi um desperdício nisso.
Agora estou morrendo e encarando a verdadeira questão que ele me perguntará: "Você foi um Josias ou não? Eu o fiz para você ser alguém especial, alguém único. Você alcançou esse pico ou não? Você perdeu a oportunidade?"
Deus lhe perguntará certamente: "Você foi capaz de ser você mesmo?"
Nenhuma outra pergunta pode ser feita.
Osho, em "Palavras de Fogo: Reflexões Sobre Jesus de Nazaré"
Nenhum comentário:
Postar um comentário