sexta-feira, 23 de junho de 2017

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL E A INGESTÃO DE ÁGUA. 
A saúde do seu intestino e do seu corpo.


O intestino, bem como o esôfago e estômago, devem ter um ambiente úmido.
A água que ingerimos, passa pelo estômago e intestino delgado mas é no intestino grosso que ela é absorvida e incorporada às fezes.
Por isto, a importância da água para o funcionamento adequado do intestino. Toda vez que as fezes ficam ressecadas demais, é sinal de que falta água.
O funcionamento do intestino, "deveria" ser todos os dias, já que nos alimentamos todos os dias. Porém existem pessoas que sofrem com a constipação intestinal, ficando dias sem evacuar.
Isto é muito perigoso pois a renovação celular do intestino no corpo, só perde para a renovação das hemácias; ambas ocorrem diariamente.
Com a constipação intestinal, o ambiente intestinal fica ácido, o que causa a morte de milhares de lactobacilos, as bactérias do bem, que cuidam da nossa imunidade. Isto mesmo, mas de 80% da nossa imunidade, provém dos intestinos.
Com a constipação, também acontece o apodrecimento dos alimentos, sendo um dos mais tóxicos, a carne vermelha. Isto causa a formação de amônia e também das aminas, chamadas putrecina e cadaverina, o que intoxica principalmente o fígado.
Muitas pessoas podem ter dores de cabeça por conta disto.
O mais preocupante, é que com a constipação, não ocorre a renovação celular, e ainda pode ocorrer de uma célula intestinal ser modificada neste processo todo, dando início à um câncer de intestino.
A insônia e até a depressão também pode ter correlação com a constipação. Por quê? Porque mais de 90% da nossa serotonina, dopamina é produzida nos intestinos; onde é capturada pela medula e enviada até o cérebro. Por isto, hoje já se chama o intestino de um segundo cérebro.
Lembrando que não só a água que contribui positivamente para a saúde dos intestinos, mas uma alimentação saudável, exercício físico, entre outros.
Devemos evitar, alimentos e bebidas ácidas que contribuem para o não funcionamento do intestino; além de causar uma série de desequilíbrios e doenças pelo corpo. Lembrar que intestino e estômago, tem íntima
relação e que no estômago, também há lactobacilos. Alguns alimentos que deixam o nosso corpo, sangue ácidos, são, os açúcares brancos, leite, suco de caixinha, carne vermelha, bebida alcoólica, refrigerantes, entre outros.
Não sou nutricionista, mas tenho estudado muito sobre os intestinos, pois a maioria das pessoas adoecem hoje em dia pelo desequilíbrio alimentar.
Lembrando que a Acupuntura trata a constipação intestinal, com a colaboração do paciente e de um nutricionista.
Ana Lucia do Carmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário