domingo, 28 de agosto de 2016

☆ ☆ ☆ Feliz mês aos virginianos ☆ ☆ ☆


Tomé, o apóstolo de Virgem, ao exibir a ponta do dedo para o Cristo, reputa uma extraordinária importância a um pequeno detalhe descoberto por ele. Sério, ele atenta para a gravidade de algo que passa desapercebido pelos outros apóstolos e, para realçar a miudeza do ponto a que se refere, aproxima os olhos do dedo. A partir do minúsculo referencial, de provável insignificância ao senso comum, Tomé embasa, delineia e justifica toda uma argumentação.

Virgem é um signo sensível às menores manifestações da natureza, a tenacidade da formiga carregando seu alimento, a leveza da aranha miúda tecendo a tênue teia, o musgo esquecido no banco da praça, o reflexo fugaz sobre a serena água da poça..., são todas cenas que tocam sua emoção de maneira incontrolada. Pequenos gestos que passam incógnitos para a maioria dos mortais, são capazes de mobilizar, de todo, sua atenção.

Ao mostrar o dedo para Jesus numa postura crítica, Tomé quer, como é comum a virginianos, opinar e sugerir soluções para a situação. Sua expressão, extremamente atenta e tensa, demonstra a tendência deste signo de registrar cada detalhe de uma situação, buscando a melhor solução possível.

Tomé exibe um espírito perspicaz, afiado e astuto. Visceralmente envolvido com o que diz ao Cristo e cem por cento no “aqui e agora”. O virginiano é por natureza atento e interessado no instante atual. Por vezes, até demais. Tomé exibe a fisionomia de quem nunca se abstrai. Seu olhar concentrado no dedo revela alguém que toma conhecimento do fato e em seguida aponta, traz à tona e revela a essência do que observou. Mas não descansa. É a personificação de Virgem. Ele oferece ao Mestre o resultado de uma percepção aguçada e penetrante, lembrando que o virginiano faz das tripas coração para aprender e depois gosta de tornar visível e palpável sua sapiência.

☆ ★ ☆ trecho do livro "Leonardo Astrólogo" ☆ ★ ☆

****************************************

(Muito eu, também virginiana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário