quinta-feira, 24 de março de 2016

Parkinson e a Acupuntura



Aprendemos no estudo da Acupuntura que o Parkinson está relacionado principalmente ao Fígado que é quem rege os músculos e tendões. Quando comparamos os tremores do Parkinson, comparamos aos movimentos que a madeira, elemento do fígado, faz. Então, dizemos que quase tudo o que acontece no alto do corpo também tem a ver com o desequilíbrio da energia do fígado, como o Parkinson, o AVC que ocorrem no cérebro e tem suas manifestações no corpo.
Os galhos das árvores balançam pra lá e pra cá, o corpo do parkinsoniano, também. Sendo a emoção ruim do fígado a raiva, supõe-se que seja uma pessoa rígida e que engoliu muito sapo durante a vida, ou que explodiu diversas vezes, sem ter encontrado um ponto de equilíbrio entre ambos.
Minha paciente com Parkinson é a descrição acima. Hoje me disse que durante toda a sua vida, sentiu muita raiva, mas nunca falou, professora aposentada, lúcida e com um corpo que treme. Disse que depois que ficou sabendo de muitas coisas que lhe foram escondidas, ficou com muita raiva e sempre teve vontade de subir em um lugar muito alto, como uma montanha e gritar. Até arrepiei porque o grito é justamente a representação desta raiva que quer sair, que quer deixar o corpo, que quer deixar o fígado, deixando a sua energia fluir em todas as direções!
Tenho aprendido muito com ela.
Obrigada!!

Ana Lúcia do Carmo.
integracaoholistica.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário