sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cadê a espontaneidade? Cadê a motivação? Cadê a alegria de viver? Cadê a si mesmo?



..Rezamos os "tenho de" ou "devo", pois fica mais fácil fazer o que se espera de nós do que arcarmos com a responsabilidade de uma resposta pessoal.
 
Prisioneiros do pensar, das normas mentais, forçamo-nos a ser ou a fazer coisas que nos desagradam, mas que estão dentro das expectativas dos outros sobre nossa pessoa.
 
Construímos uma armadura, uma máscara, passamos a cumprir um programa de comportamento, agendando-nos.
 
Cadê a espontaneidade? Cadê a motivação? Cadê a alegria de viver? Cadê a si mesmo?
Em nome da vaidade, do ideal, perdemos o real, o natural, o verdadeiro. Queremos ser o que não somos. Deixamos de ser o que somos e não chegamos a ser o que queremos.
 
Calamos a alma. Permitimos que o ego represente no teatro da realidade que criamos. Sofremos na espera de um aplauso sem significado e de um reconhecimento sem mérito.
 
Vigiamo-nos, cobramos de nós mesmos e nos deixamos cobrar. Assim, nós "temos que".... e depois desse início fazemos uma lista interminável de coisas a fazer, a ser, a aceitar.
 
Como tudo tem dois lados, nós que nos deixamos cobrar também cobramos, então os outros "devem"... ai vem nossa lista, aquilo que eles devem cumprir, afinal fizemos nossa parte; que eles cumpram a deles.Passamos a um autoritarismo desmedido, a uma imposição sem sentido. Há obrigação, a "forçada de barra", o domínio do homem sobre o homem.
 
Nota-se um estado ilusório de poder, no qual cada um, escondendo de si mesmo o que é, não permite que o outro seja como é. O roto cuidando do rasgado e vice-versa.
 
(Do livro : Alfabetização Afetiva, Lousanne de Lucca)
integracaoholistica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário