sábado, 10 de agosto de 2019

4 ensinamentos do TAO para lidar com pessoas difíceis

Resultado de imagem para TAO

1. Não discuta

O principal objetivo do Tao é ensinar as pessoas a fluírem naturalmente, semelhantes a um rio, ou à natureza de maneira geral. Nessa filosofia, as discussões e confrontos não se aplicam, porque fazem justamente o contrário, impelem-nos a lutar para seguir o caminho contrário.
É preciso compreender que a decisão de não discutir não mostra que você está desistindo, ou abrindo mão de estar certo em algo, apenas atesta que você não dá poder a quem realmente não o tem, e prefere ser sábio do que precipitado.

2. Liberte-se das emoções negativas

É muito difícil conviver com pessoas que nos sobrecarregam com suas emoções negativas, principalmente quando usam palavras rudes, tirando a nossa calma e paz de espírito. No entanto, não podemos permitir que nos contaminem.
O Tao nos ensina a nos libertar das emoções negativas que essas pessoas nos transmitem, esvaziando nossas mentes quando estivermos em contato com elas. Dessa maneira, se tentarem nos atingir, não conseguirão atingir os seus objetivos.

3. Seja proativo

Em um relacionamento com uma pessoa difícil, uma das dicas do Tao é ser proativo. Elas costumam assumir o controle e nos vemos em uma posição passiva, apenas reagindo ao que fazem. Mas quando nós tomamos o controle antes de as coisas se manifestarem, isso não acontece.
Uma boa maneira de fazer de ser mais proativo é se colocando no lugar dessa pessoa difícil em sua vida. Que coisas ela passou que a levaram a tomar tais atitudes? Quais sentimentos as movem? Tomar essa lhe atitude permite compreender os comportamentos da outra pessoa, permitindo que tome à frente das situações.

4. Seja como o bambu

O bambu é uma árvore com um tronco fino, mas que se mantém firme graças à sua flexibilidade. Para o Tao, devemos ser como o bambu: devemos nos dobrar, mas nunca nos permitir ser controlados pelo vento forte.
Muitas vezes somos confrontados com situações em que precisamos nos deixar ser atingidos, mas se formos flexíveis e nos movermos sem quebrarmos, nossa força e sabedoria aumentarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário