domingo, 14 de abril de 2019

UMA LIÇÃO DE PERDÃO - BUDDHA


O Buda estava sentado embaixo de uma árvore falando aos seus discípulos , quando um homem veio e cuspiu em seu rosto. Ele limpou -o, e ele perguntou ao homem: "E agora? O que você quer dizer em seguida ? " O homem era um pouco confuso , porque ele próprio não esperava que, ao cuspir no rosto de alguém , ele iria perguntar:" E agora? " Ele não tinha essa experiência em seu passado. Ele tinha insultado pessoas e eles tinham ficado com raiva e tinham reagido . Se foram covardes e fracos , eles sorriram , tentando subornar o homem . Mas Buda não fez como nenhum dos dois, ele não estava com raiva , nem de alguma forma ofendido , nem de qualquer forma covarde . Mas apenas com muita naturalidade , ele disse : "E agora ? " Não houve reação da sua parte.

Os discípulos de Buda ficaram com raiva , reagiram . Seu discípulo mais próximo , Amanda, disse: " Isso é demais , e nós não podemos tolerar tal ofensa. Ele tem que ser punido por isso . Caso contrário, todo mundo vai começar a fazer coisas como esta. "
Buda disse: " Fique em silêncio. Ele não me ofendeu , mas você está me ofendendo . Ele é novo, um estranho. Ele deve ter ouvido falar de pessoas algo sobre mim , que esse homem é um ateu, um homem perigoso que está jogando as pessoas fora de seu caminho , um revolucionário , um corrupto. E ele pode ter formado uma ideia , uma noção de mim. 

Ele não cuspiu em mim , ele cuspiu em sua noção . Ele cuspiu em sua ideia de mim, porque ele não me conhece , então como ele pode cuspir em mim?

"Se você pensar nele profundamente ", disse o Buda, " ele cuspiu em sua própria mente. Eu não sou parte dela, e vejo que este pobre homem deve ter mais alguma coisa a dizer, porque essa é uma maneira de dizer alguma coisa. Cuspir é uma maneira de dizer alguma coisa. Há momentos em que você sente que a linguagem é impotente : no amor profundo, na raiva intensa , no ódio , na oração . Há momentos intensos quando a linguagem é impotente . 

Então você tem que fazer alguma coisa. Quando você está com raiva , intensamente com raiva, você bate na pessoa, você cope nela, você está dizendo algo . Eu posso entendê-lo . Ele deve ter algo mais a dizer, é por isso que eu estou perguntando : "E agora ? "
O homem ficou ainda mais confuso ! E Buda disse aos seus discípulos : "Eu sou mais ofendido por você, porque você me conhece, e você viveu por muitos anos comigo, e ainda regem.

Intrigado , confuso, o homem voltou para casa. Ele não conseguia dormir a noite inteira. Quando você vê um Buda , é difícil , impossível dormir de novo do jeito que você costumava dormir antes. Uma e outra vez ele foi assombrado pela experiência . Ele não conseguia explicar a si mesmo , o que tinha acontecido . Ele tremia todo e transpirava . Ele nunca tinha se deparado com um homem assim , ele quebrou toda a sua mente e todo o seu padrão , todo o seu passado.

Na manhã seguinte ele estava de volta lá. Ele atirou-se aos pés de Buda . Buda pediu-lhe novamente : "O que vem depois? Isto, também, é uma maneira de dizer algo que não pode ser dito na linguagem. Quando você vem para tocar meus pés, você está dizendo algo que não pode ser dito , ordinariamente , para o qual todas as palavras são um pouco estreita, . Que não pode ser contida neles " Buda disse:" Olhe , Ananda, este homem está de novo aqui, ele está dizendo algo. Este é um homem de emoções profundas . "

O homem olhou para Buda e disse: " Perdoe-me pelo que fiz ontem. "
Buda disse: " Perdoar? Mas eu não sou o mesmo homem a quem você fez isso. O Ganges continua fluindo , nunca seria o mesmo Ganges novamente. Todo homem é um rio. O homem que cospiu, já não está mais aqui. Eu olho como ele, mas eu não sou o mesmo, muita coisa aconteceu nessas 24 horas ! O rio fluiu tanto. Então eu não posso perdoar você porque não tenho rancor contra você. "

" E você também é novo . Eu posso ver você não é o mesmo homem que veio ontem, porque aquele homem estava com raiva e ele cuspiu , enquanto você, está se curvando aos meus pés , tocando os meus pés . Como você pode ser o mesmo homem?

Essas duas pessoas:
O homem que cuspiu e o homem em quem cuspiu , ambos não são mais os mesmos.
Chegue mais perto. 
Vamos falar de outra coisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário