segunda-feira, 23 de maio de 2016

A ação do Vento no corpo e a Medicina Chinesa



O vento é de natureza YANG e tende a danificar o sangue e o YIN. É frequentemente o veículo pelo qual os outros fatores climáticos invadem o organismo. Por exemplo, o Frio penetra no organismo como Vento-Frio e o Calor como Vento-Calor.
As manifestações clínicas decorrentes do vento imitam a ação do próprio vento na natureza : aparecem de modo rápido e se modificam de repente, movimenta-se com rapidez, sopram intermitentemente e balançam as copas das árvores. Da mesma maneira que o vento balança as copas das árvores, ele causa movimentos involuntários sob a forma de tremores ou convulsões.
Todavia, o vento também pode causar o oposto, ou seja, paralisia e rigidez.
Há um ditado que expressa essas características clínicas do Vento : "A rigidez é decorrente do vento". Isso refere-se às manifestações clínicas resultantes do vento tanto exterior como do interior. Na verdade, o vento interior pode causar paralisia (como no caso do Acidente vascular cerebral) e o vento exterior pode causar paralisia facial ou, simplesmente, rigidez no pescoço.

Fonte: Livro, Fundamentos da Medicina chinesa, Giovanni Maciocia

Equilibrare Terapias, Acupuntura e Fisioterapia. Rua 40 nº 13, Sala 213, Vila Santa Cecília, Volta Redonda, RJ. (24) 99984-0482

Nenhum comentário:

Postar um comentário